PALESTRA: FLORES QUE NASCEM ENTRE ROCHAS!

Nesta palestra biográfica, o professor e psicólogo Emílio Figueira relata o tempo que as pessoas com deficiência enfrentavam a exclusão e a evolução dessa história no Brasil até chegarmos à Inclusão.

Defendendo a tese que Educação Inclusiva é uma questão de convivência natural entre o professor e aluno, Figueira destaca que educadores precisam se prepararem por iniciativas próprias.

E, relatando suas atividades solitárias em prol das pessoas com deficiência e da Inclusão, o professor enfatiza este ponto central:

“A Educação Inclusiva é uma flor que nasce entre rochas. Ela precisa ser alimentada com conhecimento, com teorias, com treinamentos. Mas principalmente com amor!!!”

 

    1. Parabéns colega! A cada momento de pesquisa é um aprendizado, e ao ouvir suas experiências aprendi muito.

      Grande abraço,

      Mamede

  1. Bom dia meu professor querido. Aprender sobre educação inclusiva da forma como ela esta sendo construída e repassada é uma riqueza tão fundamentada á nossa realidade que so temos a agradecer de coração. Essa construção voltada para a educação inclusiva nos amadurece e nos faz repensar valores. Parabéns meu professor e agradeço de coração a forma de conduzir esse assunto primordial.

  2. Parabéns pelo exemplo de persistência, determinação, fé em Deus e acreditar que pode fazer a diferença neste mundo tão cheio de injustiça, admiro seres humanos como você, que valoriza o ser e não o ter, obrigado por aumentar a minha fé em Deus e em pessoas assim como você que nos faz acreditar que vale a pena lutar por dias melhores, grande exemplo que você está nos proporcionando, que Deus continue iluminando seus caminhos para melhorar a visão de muitos que não acreditam na inclusão e que perderam a fé que existem muitas pessoas que se importam com o próximo!

  3. Professor Emilio Figueira

    Sem palavras, suas mensagens são sempre recheadas de emoção
    Como diz a canção ” quem sabe faz a hora não espera acontecer” que bom o Senhor vem ajudando pessoas com a divulgação do conhecimento
    Parabéns, sucesso.

  4. ADOREI, fico feliz por perceber sua determinação, coragem e ousadia, obrigada por nos proporcionar essa maravilha de experiencia e conhecimento!

  5. Sem palavras para agradecer tamanha admiração, respeito e aprendizado obtido neste pouco tempo em que venho acompanhando este trabalho maravilhoso, está pessoa linda, de uma visão de vida espetacular.
    Enfim, um exímio profissional merecedor de todos os aplausos.
    Um abraço fraterno.

  6. BOA TARDE PROFESSOR EMÍLIO.
    PARABÉNS PELA PALESTRA.
    OBRIGADA POR MOTIVAR E DAR A OPORTUNIDADE A MUITOS
    QUE BUSCAM INCANSAVELMENTE AS QUEBRAS DE BARREIRAS.

  7. Sem palavras, para agradecer, tanta coisa que estou aprendendo pelo CAPAI, e aplicando em sala de aula,
    Muito Obrigada Professor Emilio Figueira por lutar pela inclusão, e como vc mesmo falou, vc é um professor tem que estar preparado para tudo, se ainda não se sente, tem que correr atrás e pesquisa, como sempre faço, mas as aulas do CAPAI está me ajudando mais ainda.
    Muito Obrigada.

  8. Querido professor, é sem dúvida uma grande emoção ouvir o senhor, suas palavras prenhes de significado e amor. Amor pela profissão, amor pelos alunos com deficiência ou não. O seu conhecimento vem da experiência aliada à teoria. O senhor, mais que ninguém, conhece as particularidades de cada aluno com deficiência, não só porque também vive-a na própria pele, mas, principalmente porque, arregaçou as mangas e saiu de si, indo em busca do outro com amor e do conhecimento científico que amplifica cada vez mais essa luz que traz em seu interior para iluminar a todos nós que estamos conectados, que frequentamos essa grande sala de aula BRASIL. Obrigada e fique com Deus!

  9. Amado professor, você é uma pessoa muito iluminado por Deus, uma pessoa extremamente rico em conhecimento, muito obrigado pelo tempo que se dedica para nos ensinar, tenho aprendido muito contigo, sou muito grato pela sua vida.

  10. Parabéns, ProfºEmilio.

    Você é um vencedor, continue com essa força, determinação e persistência. Você é um grande exemplo como pessoa e professor.
    Obrigada por nos proporcionar seus conhecimentos.

  11. Professor Emílio, mais uma vez quero lhe agradecer por todas as informações, os cursos que só fazem nos enriquecer. Eu, particularmente, sou professora e estou no 7º período de Psicologia, e é uma honra tê-lo como um orientador num tema grandiosíssimo que é a Inclusão, pois você é prova viva que deu e dá muito certo. Parabéns, fique com Deus e até a próxima!

  12. Obrigada ao Senhor, por nos mostrar que o amor pode tudo. Mim sinto feliz por Deus ter permitido a você fazer tudo que tem feito.
    Sem palavras!!!
    E ao mesmo tempo nos faz pensar e refletir, o que nós pedagogos em formação podemos fazer, por esse educação inclusiva…?????

  13. Amei sua iniciativa de falar um pouco da sua história de vida .Esse vídeo é um instrumento de estímulo e motivação pessoal e profissional o qual temos o dever de divulgar e refletir para que muitas flores possam nascer entre as rochas. Parabéns amigo!Sinto orgulho de fazer parte de sua equipe de cursistas.

  14. Professor Emílio eu fiquei muito emocionada de ouvir o seu depoimento, uma verdadeira aula viva de inclusão.
    A palavra amor e acolhimento é a verdadeira inspiração para a Educação Inclusiva.
    Já não temos mais desculpas para plantarmos estas lindas flores!
    Você tem sido um verdadeiro porta voz para aqueles que são excluídos.
    Precisamos mais de pessoas assim como você.
    Muito obrigada

  15. BOA NOITE PROFESSOR
    ADOREI O SEU VÍDEO E TENHO PROFUNDA ADMIRAÇÃO PELA SUA CORAGEM E DETERMINAÇÃO. SEU TRABALHO É FANTÁSTICO E VOCÊ É A PROVA VIVA DA MUDANÇA DE PARADIGMAS SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL. SEMPRE QUE POSSO LEIO SUAS PUBLICAÇÕES E ACOMPANHO SEU TRABALHO.
    OBRIGADA POR NOS PROPORCIONAR A POSSIBILIDADE DE CONHECER SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E NOS FAZER ACREDITAR NA MUDANÇA DO SER HUMANO.
    TRABALHO COM ALUNOS ESPECIAIS E SEI BEM O QUE VIVENCIAM E O QUANTO SEUS PAIS NECESSITAM DE APOIO E ACOMPANHAMENTO.

    OBRIGADA MAIS UMA VEZ

    QUE DEUS TE ABENÇOE E PROTEJA SUA VIDA
    UM ABRAÇO

    MARIA FERNANDES

  16. Boa tarde! Muito obrigada professor Emílio, por nos proporcionar tantos conhecimentos relacionados a inclusão.
    tudo de bom!
    Maria Conceicção

  17. OLÁ PROFESSOR EMÍLIO!
    GOSTEI MUITO DO CURSO E FICO FELIZ EM CONHECÊ-LO E PERCEBER QUE A PARALISIA CEREBRAL NÃO É VISTA COMO LIMITAÇÕES PARA REALIZAÇÕES DE SONHOS. POIS, TENHO UM FILHO DE 4 ANOS QUE TEM PC E ESTOU SEMPRE EM BUSCA DE CONHECIMENTO E HISTORIA DE SUPERAÇÃO, ASSIM COMO A SUA. PARABÉNS POR TODAS AS CONQUISTAS!

  18. Muito obrigada professor Emílio!
    Só a agradecer o compartilhar de sua experiência e seus saberes.
    Angela Molinari

  19. Professor, Adorei lhe conhecer! Adorei ouvir suas palavras sobre a educação inclusiva. É animador! Muito obrigada! Continue produzindo, por favor! rs
    Abraços.

  20. Olaa professor Emilio!

    Fiquei encantada com sua sua história, parabens pelo seu projeto que tem contribuido de forma gratificante com a construção de conhecimento de tantos profissicionais da eduacação, que deus te abençoe imensamente por compartilhar seu conhecimento com nosco.
    Obrigada boa noite!

  21. Fantástico, aprofundar o assunto da Educação Inclusiva , o mais importante amar a pessoa com deficiência, sem o amor não adianta ter outras qualidade. Você me encantou. Te desejo muitos anos de vida para compartilhares todo essa imensidão de conhecimento conosco. Incluir é buscar conhecimento, é amar. Muito bem! Parabéns.

  22. Sou do Pará viu, me sinto feliz em poder participar, deixar uma mensagem de incentivo. Vc é muito bom, simples e de bom entendimento, de umas dicas sobre o trabalho do Assistente Social. Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *