AULA 6 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTAMOS PREPARADOS?

PALAVRA DO PROFESSOR

 

Olá, tudo bem?

Estamos na sexta e última aula do nosso curso.

RELEMBRANDO: Caso você perder alguma aula ou queira revê-las, há na coluna ao lado o Sumário das aulas anteriores.

Hoje, na primeira parte, falarei das características e benefícios da Escola Inclusiva. Em seguida há mais um vídeo meu sobre “Alguns Pontos Para Uma Boa Educação Inclusiva”.

Mas o ponto central desta aula será despertar em você o hábito de pesquisar, mostrando caminhos para se atualizar cada vez mais sobre Educação Inclusiva. O mostrarei como as pesquisas facilitam e orientam as minhas ações na prática.

Bem, quero dizer que esta aula será a última por enquanto. Gostei muito dessa experiência e em breve lançarei novos conteúdos sobre EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Se você desejar, deixe comentários ou dúvidas abaixo, enriquecendo o nosso relacionamento.

Desejo-lhe uma boa aula e um bom aproveitamento do conteúdo e um até breve!

Prof. Emílio Figueira

 

 

CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS DA ESCOLA INCLUSIVA

 

Como já dito, não basta simplesmente colocar um aluno com algum tipo de deficiência em uma classe normal e pronto: está feita a inclusão! É preciso que a Escola Inclusiva passe por adaptações de grande porte (de responsabilidade exclusivas dos órgãos federais, estaduais e municipais) e de pequeno porte, cabendo aos professores especializarem para saber como transmitir ensinamentos para esses alunos especiais. Assim, as principais características das Escolas Inclusivas precisam ser:

1 – um direcionamento para a munidade: na escola inclusiva o processo educativo é entendido como um processo social, em que todas as crianças com de necessidades especiais e de distúrbios de aprendizagem têm direito à escolarização a mais próxima possível do normal. O alvo a ser alcançado é a inclusão da criança com deficiência na comunidade;

2 – vanguarda: uma escola inclusiva é uma escola líder em relação às demais. Ela se apresenta como a vanguarda de processo educacional. Seu objetivo maior é fazer com que a escola atue por meio de todos seus escalões para possibilitar a integração das crianças que dela fazer parte;

3 – altos padrões: há em relação às escolas inclusivas altas expectativas do desempenho por parte de todas as crianças envolvidas. O objetivo é fazer com que as crianças atinjam seu potencial máximo. O processo deverá ser dosado de acordo com as necessidades de cada criança;

4 – colaboração e cooperação: há um privilegiamento das relações sociais entre os participantes da escola, tendo em vista a criação de uma rede de autoajuda;

5 – mudança de papéis e responsabilidades: a escola inclusiva muda os papéis tradicionais dos professores e da equipe técnica da escola. Os professores se tornam mais próximos dos alunos quando percebem suas maiores dificuldades. O suporte ao professor de classe comum é essencial para o bom andamento do processo de ensino-aprendizagem;

6 – estabelecimento de uma infra-estrutura de serviços: gradativamente a escola inclusiva irá criando uma rede de suporte para separação das suas maiores dificuldades. A escola inclusiva é uma escola integrada à sua comunidade;

7 – parceria com os pais: os pais são parceiros essenciais no processo de inclusão de criança na escola;

8 – ambientes educacionais flexíveis: os ambientes educacionais têm de visar ao processo de ensino-aprendizagem do aluno;

9 – estratégias baseadas em pesquisas: as modificações na escola deverão ser introduzidas a partir das discussões com a equipe técnica, os alunos, pais e professores;

10 – estabelecimento de novas formas de avaliação: os critérios antigos deverão ser mudados para atender às necessidades dos alunos portadores de deficiência;

11 – acesso: o acesso físico à escola deverá ser facilitado aos indivíduos portadores de deficiência;

12 – continuidade no desenvolvimento profissional da equipe técnica: os participantes da escola inclusiva deverão procurar dar continuidade aos seus estudos, aprofundando-os.

 

BENEFÍCIOS

Quais os benefícios da educação inclusiva para todos os estudantes, segundo o Programa da ONU em Deficiências Severas, publicado em 1994:

Para os estudantes com deficiência:

Ø Desenvolvem a apreciação pela diversidade individual;
Ø Adquirem experiência direta com a variação natural das capacidades humanas;
Ø Demonstram crescente responsabilidade e melhorada aprendizagem através do ensino entre os alunos;
Ø Estão melhor preparados para a vida adulta em uma sociedade diversificada através da educação em salas de aula diversificadas:
Ø Frequentemente experimentam apoio acadêmico adicional da parte do pessoal da educação especial;
Ø Podem participar como aprendizes sob condições instrucionais diversificadas (aprendizado cooperativo, uso de tecnologia baseada em centros de aprendizagem, etc.)

Para os estudantes sem deficiência:

Ø Têm acesso a uma gama mais ampla de modelos de papel social, atividades de aprendizagem e redes sociais;
Ø Desenvolvem, em escala crescente, o conforto, a confiança e a compreensão da diversidade individual deles e de outras pessoas;
Ø Demonstram crescente responsabilidade e crescente aprendizagem através do ensino entre os alunos;
Ø Estão melhor preparados para a vida adulta em uma sociedade diversificada através da educação em salas de aula diversificadas;
Ø Recebem apoio instrucional adicional da parte do pessoal da educação comum;
Ø Beneficiam-se da aprendizagem sob condições instrucionais diversificadas.

Não podemos esquecer também que, na vida de qualquer ser humano, sua formação escolar é a preparação para uma vida profissional. E para quem tem uma deficiência também não é diferente. A escola inclusiva tem muito a colaborar com o futuro desses alunos.

Segundo um trecho da famosa Declaração de Salamanca,

“os jovens com necessidades educacionais especiais devem receber ajuda para fazer uma eficaz transição da escola para a vida adulta produtiva. As escolas devem ajudá-los a se tornarem economicamente ativos e prover-lhes as habilidades necessárias no dia-a-dia, oferecendo treinamento em habilidades que respondam às demandas sociais e de comunicação e às expectativas da vida adulta. (…) Estas atividades devem ser executadas com a participação ativa de conselheiros profissionais, agências de colocação, sindicatos, autoridades locais e diferentes serviços e entidades interessadas”.

 

CRIANDO O HÁBITO DE PESQUISAR

 

Nessas quatro aulas eu me foquei em passar os conceitos básicos da Educação Inclusiva. O professor, educador, pedagogo, enfim, deve ser um eterno estudioso, ler muito, buscar cursos de formação ou aperfeiçoamento. Assim como qualquer outro profissional, antigamente, fazia-se quatro aos de uma faculdade e, em cima desses quatro anos, construía-se toda uma carreira até aposentar-se. Mas hoje, com um mundo tão dinâmico e  em constante transformações, precisamos estar sempre descobrindo e aprendendo mais.

E com a Educação Inclusiva não tem como ser diferente. De tudo que lhe passei até aqui, este é o PRINCIPAL CONCEITO que quero deixar e irei até destacar:

O professor precisa criar e manter o hábito de pesquisar!

 

Detalhando… Quando você receber alunos inclusivos, primeiro o acolha em sua sala e comece a conviver com ele, criando laços, descobrindo um ao outro, professor e aluno, o que já é uma pesquisa de campo. Paralelamente, vá ler sobre a deficiência e reais necessidades daquele aluno, procurar orientações de práticas pedagógicas para se trabalhar com ele e toda a turma. Possibilidades são muitas. E hoje as informações nunca estiveram tão disponíveis como antes. E de graça. Além das publicações que devem ter na biblioteca de sua escola, basta você entrar no Google que você achará muito material seguro, no Youtube há milhares de vídeos sobre Educação Inclusiva, práticas pedagógicas inclusivas, casos específicos, por exemplo.

Sabe, eu sempre tive a pesquisa como principal atividade para direcionar toda a minha carreira. E vou lhe mostrar um caso prático.

Recentemente, fiz um levantamento com 94 professores de todas as regiões do Brasil para que eu saiba o que se necessita em termos práticos em Educação Inclusiva e como eu posso criar ações para ajudá-los. Aliás, diga-se de passagem que este curso já é um fruto dessa pesquisa!

Este foi o resultado da primeira questão:

pesquisa

Agora, pegando os dois pontos principais, vou destacar algumas resposta e em seguida mostrar o que estou realizando e planejando a partir delas:

– Lidar e planejar ações pedagógicas inclusivas

  • A visão de educação inclusiva ou de sociedade inclusiva ainda está longe de ser consensual. Visões diferentes e experiências de vida profissional disparem, levam a que seja difícil o planeamento e o relacionamento na equipe.
  • As ações pedagógicas inclusivas são de grande importância para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de um planejamento crucial, não só para educação, como para a vida social da pessoa com deficiência, ações que ainda esbarram com a não aceitação do novo, não só culturalmente, mas enraizado na sociedade, o conceito do incapaz, mas que precisa ser incluído, afinal contribui para economia do país. E como pessoa de direito, com suas limitações sim mas que no seu ritmo aprende como os outros.
  • Com as salas numerosas (35 alunos) muitas vezes me sento impotente por não poder dar a atenção ao PNE, não é a dificuldade de lidar com o aluno e sim a falta de possibilidade de realizar uma proposta inclusiva eficiente.
  • Concretizar ações realmente inclusivas que envolvam todos
  • Desafio em planejar aulas flexibilizadas com metodologias diversificadas.
  • Deparei-me com uma criança surda e, como recém-formada não sabia como encontrar material para passar o assunto àquela criança. Foi desafiador por que eu me propus a procurar uma maneira de inseri-lo nas aulas e com as demais crianças. Fui atrás de fazer cursos de libras e procurei atendê-lo assim como os demais, foi gratificante vê-lo inserido, ao mesmo tempo percebi que precisa buscar, que poderiam vir outros.
  • Na formação de professores deveriam ter mais matérias com esse tema.

 

– Entrosamento em equipe quando o assunto é Educação Inclusiva

  • Acredito que o maior desafio para a Educação, de um modo geral, é o entrosamento em equipe; pois o termo “deficiência” é relativo a algo “estático, negativo e inferior”. E ainda está muito impregnado, principalmente, numa sociedade capitalista. Porém, para que haja inclusão é preciso haver uma mentalidade inclusiva, pois inclusão refere-se à mudança, movimento, ou seja, Educação Inclusiva é um processo complexo que necessita de reformas educacionais e que conta, ainda, com uma equipe muito pequena.
  • Busco muito aprender muito sobre o assunto, mas entre os próprios professores existe uma barreira, os que têm conhecimento não quer passar a frente.
  • Devido à dificuldade que temos em que professores de turmas que tenham alunos de NEE, pois os mesmos costumam dizer que não tem conhecimento destas situações e que é muito difícil manter/atender estes educandos em turmas ditas “normais”.
  • É muito complicado lidar com todos os profissionais, cada um na sua singularidade e visão crítica, sobre um assunto tão amplo, envolvendo escola, comunidade e sociedade.
  • Há ainda muitas dificuldades nas escolas em relação à inclusão e também falta de responsabilidade por parte dos professores que tem alunos incluídos e por outro lado a equipe diretiva e pedagógica das escolas não fazem uma cobrança.
  • Infelizmente alguns profissionais possuem os discursos prontos que não darão conta, que é difícil, criando uma barreira que é bem complicado quebrar.

 

Por ser a minha primeira formação em jornalismo, nos anos 1990, fiz algumas especializações em Comunicação Social na Universidade de São Paulo/USP, defendendo que o melhor caminho para a reabilitação e qualidade de vida para as pessoas com deficiência era a produção e veiculação cada vez maior de informações claras e objetivas. Com o tempo levei e comecei a praticar esse conceito de produzir conteúdos na área da Educação Inclusiva.

Com isto, a questão Lidar e planejar ações pedagógicas inclusivas”, inspirou-me a escrever o livro digital EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TEORIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. São mais de 50 textos curtos organizados por temáticas, redigidos em uma linguagem fácil e didática, com dicas práticas que você poderá ler o conteúdo do começo ao fim, ou usá-lo como um permanente material de consulta conforme as suas necessidades.

Eu até lhe convido a conhecer um pouco mais deste meu livro, basta clicar na capa ao lado!

Fechando este nosso primeiro curso gratuito, reforço a minha mensagem principal:

O professor precisa criar e manter o hábito de pesquisar!

A informação é o melhor caminho para nos prepararmos para a Educação Inclusiva!

UM ATÉ BREVE!

 

ACESSE AQUI O SEU CERTIFICADO

 

 

 

COMENTÁRIOS:

117 comentários em “AULA 6 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTAMOS PREPARADOS?

  1. Parabéns prof. Emílio, pela iniciativa de preparar essa formação para os professores, bem como manter-se como incansável pesquisador na área da educação inclusiva.
    O curso foi excelente!
    Obrigada!

    1. Parabéns Prof.Emilio,foi ótimo o curso um material excelente, aprendi muito. “Educação para todos “.

      obrigada, um abraço.

  2. Olá Professor , amei o curso, estou lendo e refletindo sobre o material, trabalho com inclusão no ensino superior, e acho que é uma perspectiva, tem sido um desafio, mas e bom contar com materiais que norteia nosso trabalho.

    Abraço Deborah

  3. Ótimo trabalho. Realmente estas formações nos ajudam entender que não existe padrões, que todos são capazes, que não é necessário exclusão ou rótulos. Que possam vir outros cursos e ter outras pessoas semelhantes ao professor Emilio para nos ensinar e motivar.
    Obrigada

  4. Olá Professor Emilio, curso maravilhoso, material excelente. Com toda a certeza a minha visão sobre inclusão foi totalmente ampliada com o término deste curso, e já ansiosa esperando pelo próximo. O material disponibilizado fará parte da minha biblioteca, para poder ser usado sempre que aparecerem dúvidas. Um forte abraço.

  5. Professor meu muito obrigada pela excelente contribuição ofertada ao meu trabalho. Suas explicações abriu novos horizontes e novos olhares de como trabalhar com alunos especiais.
    Gostaria de saber se não é possível fornecer um certificado.
    Atenciosamente

    Maria Simone Dias

  6. ola professor,foi um grande prazer conhece-lo e um prazer maior foi fazer parte deste curso,sua vida e seu conhecimento e inspirador,e nos faz refletir sobre nossas atitudes , sobre o que realmente devemos nos propor a fazer em relação ao outro, de sermos com certeza aquele que fara a diferença,muito obriada , como certeza quero me cadastrar para ser socio,gostaria de saber se e possivel receber um certificado sobre esse curso? UM GRANDE ABRAÇO E FIQUE COM DEUS.

  7. Todos atores da escola tem que pesquisar buscar conhecimento para juntos fazermos um excelente caminhar.Agradeço por sua aula bastante enriquecedor.Também estou na expectativa de um certificado.Um forte abraço e que Deus te abençoe.

  8. Olá professor Emílio. Sou pós graduação em Educação Especial e trabalho com Ed. Infantil. Em 2014 recebem os do MEC todo os equipamento para uma sala de recursos, às crianças da creche com laudo foram atendidas e este curso me orientou muito e me amplio mais
    Meus conhecimentos. Obrigada.

  9. Bom dia professor !
    Que maravilha chegar ao final desse curso com mais bagagem para enfrentar esse grande desafio que e a educação inclusiva, mas acredito que a partir desses conteúdos tão significativos , estaremos mais preparados graças a essa belíssima iniciativa de sua parte, fico encantada com sua história de superação e sucesso e isso me faz acreditar que todos são capazes , e quando o assunto e tratado por alguém que tem uma deficiência como a sua a credibilidade e maior ainda. Continue com esse projeto que com certeza irá ajudar milhares de pessoas que assim como eu, não sabia quase nada desse universo tão importante que é a inclusão escolar.
    Um forte abraço campeão !

  10. Boa tarde professor muito bom chegar ao fim desta aula de aprendizado maravilhosa que nos proporcionou,vi que tem uma bela historia e acredito que depois destas aula me deu uma visão diferente para trabalhar com inclusão e que devemos sim se preocupar e dar o de melhor para essas crianças só tenho que agradecer essas aulas me ajudaram muito.

  11. Parabéns professor Emílio,Pela iniciativa de oferecer cursos de formação para professores, que atuam na educação inclusiva.Essas aulas me ajudaram muito.Um forte abraço.

  12. ola ,bom dia professor esse curso veio na hora certa ,pois estou na conclusao do meu tcc cujo o tema é INCLUSAO SOCIALNA ESCOLA MUNICIPAL DE BARRA DO PARATECA – BA

  13. Professor Emilio, parabéns nos professores precisamos estar preparados para a inclusao. Valeu estou finalizando o meu TCC de Geografia e Gestao Escolar. Pesquisa das práticas de professores com o aluno surdo na escola de ensino regular.
    Sugestao a cegueira…
    Parabéns

  14. O curso foi maravilhoso ótimo material e muito bem explicado faria mais 1000 vez este curso o professor Emílio esta de parabéns por tanta dedicação e superação virei fan de seu trabalho.
    No Brasil com todos os avanços que a educação especial esta tendo ainda são poucos, neste processo de evolução os passeis são constantes tanto na parte do conhecimento quanto na parta deste encaminhamento por mais que a pessoa com deficiência busque encontra um meio para se encerre no meio social ela ainda passa por muitos constrangimentos. Ela tem que passa por diagnósticos, analises clinico, por diagnósticos equivocados. Para elas isso é muito difícil já que todos seu direitos já estão aprovados por lei que assegura seus direitos de ir e vim. Tanta burocracia só para esta incluso na sociedade, em um ambiente, escola ou simplesmente em seu meio social. Com vista nesta abordagem de forma cidadão que não precisem de rótulos para se tornar cidadãos capaz de exercer suas próprias ideias e atos mesmo com suas limitações possam sonhar com um futuro mais acessível.

  15. Indiquei o curso para minhas amigas que também trabalham com alunos espe iais,e foi muito proveitoso,aprendi muitas coisas novas,mas a prática,o dia a dia também é importante.Trabalhar com esses alunos me fez crescer com pessoa,admirar a força e a determinação que eles têm em vencer obstáculos.Parabéns professor,vc com certeza contribui para que muitos professores não se sintam sozinhos nesta caminhada.Um grande abraço.

  16. Parabéns pelo trabalho e iniciativa, estarei ansiosa para novos conhecimentos, esse curso clareou muitas duvidas, porem sempre é bom saber mais nesta perspectiva de trabalho.

  17. Maravilhoso curso. Não basta só incluir a criança, temos também que integra-la ao meio. Mais para isso temos que fazer algumas adaptações em nossas escolas. Que venham mais cursos. Professor Emílio está de parabéns. Estou refletindo muito sobre cada conteúdo dado neste curso.

  18. O professor não precisar sor pesquisar e colocar o dinheiro em primeiro lugar e sim lutar pela inclusão e uma erucação de qualidade para todos.

  19. O professor não precisar sor pesquisar e colocar o dinheiro em primeiro lugar e sim lutar pela inclusão e uma educação de qualidade para todos. OBS; ESCREVO AS VESES POR QUE A LUZ DA MINHA CASA BAIXA.

  20. Ao receber um aluno com deficiência, o educador precisará conhecer seu perfil, conversar com a turma e conscientizá-la da responsabilidade de todos no processo de inclusão. Ao estabelecer vínculos com pessoas deficientes, já é possível observar que a aprendizagem começa a se consolidar para ambas as partes, pois todos tem suas experiências próprias para transmitir.

    1. Professor Emílio gostaria de agradecer por essas aulas maravilhosas,aprendi muito e com certeza irei me aprofundar mais,aguardo anciosa para novas aulas. fique com Deus e obrigado por tudo.

  21. Quando criamos o hábito da pesquisa, criamos junto a valiosa formação continuada. Nos aprimorando, aprendendo com práticas já testadas, adaptando-as às nossas realidades, iremos nos posicionar sempre frente aos desafios, de forma mais confiante e eficaz com nosso alunado, seja esse especial ou dito normal.

    Foi um imenso prazer ler e assistir esse rico material, Emílio! Parabéns e obrigada por compartilhar tanta coisa boa. Desejo a voc~e cada vez mais sucesso.

  22. Muito Obrigada, esclareceu muito minhas duvidas sobre o trabalho com inclusão. E me auxiliou na escrita da minha monografia.

  23. Parabéns professor Emílio pela a iniciativa, pois com esse curso pude ver como funciona a educação inclusiva. Agora tenho um conhecimento enriquecedor acerca da inclusão… Obrigado professor Emílio!

  24. Boa tarde Professor Emílio Figueira sou professora de sala de AEE, estou muito grata por esses por estes dias de curso,já participei de palestras suas em Uberaba – MG amei muito. Deus abençoe

  25. Professor Emilio, obrigada pelo curso maravilhoso , ótimo material com muita clareza, que ampliou mais ainda o meu conhecimento.
    Parabéns e obrigada por compartilhar tanta coisa boa,fico no aguardo do próximo.
    Deus te abençoe.

  26. Obrigada professor Emílio, foi muito gratificante, gostei dos vídeos. Me ajudou bastante nas reuniões com professores. Parabéns pelo grandioso trabalho.

  27. Parabéns professor o curso é muito interessante e gratificante para o nosso aprendizado, fiquei muito feliz em participar das aulas…Quero participar de todas futuramente.

  28. Professor Emilio, quero aqui parabenizar você, pelo curso rico em informação, assim como dizer que você é um guerreiro, e que é de pessoas assim que o mundo precisa, vamos continuar na busca por mais conhecimentos e por uma inclusão de fato. Concordo com você quando diz que o professor precisa conhecer seus alunos e fazer pesquisa especifica para cada um.

  29. Muito Obrigada Professor Emílio por sua solidariedade! Esse curso foi muito bom, nos estimulou muito junto a nossa missão de lidar com a pessoa com deficiência, que as vezes torna se uma tarefa difícil e ao mesmo tempo também muito prazerosa, pois é muito gratificante para nós quando alcançamos nossos objetivos.

  30. Parabéns professor Emílio pelo seu trabalho sobre Educação Inclusiva. O curso foi enriquecedor e de suma importância para meu desenvolvimento profissional. Desde já muito obrigada, e que você continue fazendo a diferença pela educação !!!

  31. Muito obrigada, Professor Emílio por ampliar significativamente, meus conhecimentos sobre Educação Inclusiva que é um tema necessário às práticas escolares e que exige estudo constante, principalmente no meu caso que sou Coordenadora Pedagógica e necessito de estudo constante sobres esses temas, visto que preciso auxiliar os professores e pais; durante todo o período escolar.

  32. Muito obrigada, amei as aulas, os vídeos enfim todas as dicas, tudo contribuirá em minhas práticas. Deus o abençoe sempre, não desista nunca. Parabéns.

  33. Parabéns, mais uma vez estou satisfeita com meu aprendizado. Vou continuar a querer sempre mais conhecer um pouco sobre essa educação inclusiva pois os desafios são grande em uma sala de aula, e é por isso que devemos estar preparados para saber receber esses alunos maravilhosos que precisam de carinho e atenção. Gostei muito do curso e obrigado.

  34. Muito bom! Agradeço a todos os envolvidos para que esse curso pudesse chegar a cada um de nós, de forma simples, clara e objetiva. Em especial ao Professor Emílio que nos brindou com relatos de sua experiência , nos motivando a seguir em frente e derrubar muralhas que possam surgir (e surgem) fazendo uso da sensibilidade, ao assumirmos o papel de educador, para melhor identificarmos a estratégia apropriada para cada aluno que recebermos . Obrigada.

  35. Muito obrigada professor Emílio pelo o curso,o mesmo enriqueceu bastante meus conhecimentos e desejo participar dos próximos.
    Até mais!!!

  36. Obrigada pelo presente estas aulas foram muito importa-te e de grande ajuda em meu trabalho e em meu estudo agradeço de coração continue sendo está pessoa incrível que você é até a próxima.

  37. Excelente curso, gostei da abordagem em que a família precisa inserir as pessoas especiais na sociedade, pois, vejo que ás vezes a família não admite o filho ter alguma limitação. Por isso que alguns educadores tem receio de lidar com essas pessoas não pela sua deficiência, mas pela reação dos familiares. No mais, adorei o curso e vou está pesquisando cada vez mais sobre este assunto.

  38. Boa noite!!
    Maravilhoso o curso!
    Foi super valioso a contribuição dessas aulas para o nosso crescimento pessoal e principalmente profissional. Conseguimos adquirir mais conhecimentos sobre Educação Iclusiva, e perceber que mesmo ainda distante da nossa realidade, mas estamos caminhando para efetivação dos direitos de cada cidadão em participar de forma igualitária na sociedade atual. Percebemos o quanto é valioso esse estudo, é necessário o conhecimento para podermos atuar de forma positiva na educação inclusiva.
    Espero que possamos participar de mais cursos.
    Obrigada Professor Emílio!

  39. Fiquei muito feliz em fazer parte desse novo aprendizado. Oque aprendi?
    Aprendi o quão analfabeta eu era quanto a inclusão.
    Obrigado Professor Emílio.

  40. Prof . Emílio todas estas aulas são de suma importância para a verdadeira prática da inclusão, Parabéns pela iniciativa

  41. Caro Emílio
    A cada palavra sua me encanto mais e mais. Parabéns e muito obrigada por seus conhecimentos.
    Deus o abençoe sempre!
    Estou mais segura para fazer a adaptação curricular na escola em que trabalho, ainda tenho dúvidas quanto a parte burocrática, administrativa por exemplo: se tenho que registrar no diário de classe as adaptações realizadas e também no histórico do aluno, por favor me oriente em relação a esta questão. Desde já agradeço, Renata

  42. a familia,, comunidade, movimentos sociais, gestores educacionais fazem intercambio de acesso educacional, além, da rede de atendimento.

  43. Se faz necessário toda uma rede de atendimento, com diversas especificidades. Aprender é necessário constantemente.

  44. Contribuições valiosas para um melhor entendimento sobre a Educação Inclusiva e um belo recado aos profissionais da área de que sem estudo, sem qualificação, sem formação continuada em pesquisas nenhum educador estará preparado para estabelecer conexões dentro da inclusão. Obrigada pelos ensinamentos. Parabéns!!

  45. Parabéns professor Emílio!
    O curso foi pensado e sistematizado de maneira bastante atraente e esclarecedora.
    Vou fazer algumas retomadas e com certeza aprender mais e mais.
    Foi uma excelente oportunidade participar desse momento formativo pois ter você, caro Emílio ( pessoa iluminada ) como organizador e ministrante desse curso possibilitou refletir e ao mesmo tempo vivenciar o processo de inclusão.
    Você nos mostrou que sua deficiência não foi obstáculo para o seu sucesso. PARABÉNS!
    Abraços fraternos…
    Professora Daniela

  46. Foi uma exelente oportunidade poder aprender mais um pouco sobre educação enclusiva com uma pessoa tão especial como você. Obrigada

  47. Professor, parabéns pelo excelente curso, estou grata por ter participado desse curso com certeza vai ajudar e muito na minha vida profissional estamos ciente que a Educação inclusiva é realmente um desafios para nós que engressamos nessa área e com certeza vamos fazer a diferança.

  48. Olá professor, muito obrigada por te-lo neste momento como meu professor tambem. O senhor fala com toda propriedade quando diz que precisamos ser pesquisadores o que e´real. Pelo menos para mim. Inicio este ano uma pos referente a educação inclusiva direcionada a surdez .Agradeço novamente pelo conhecimento que adquiri . Boa tarde. abraços

  49. Boa noite!

    Que oena que terminou, mas através desse encontro, pude repensar e reavaliar minha prática, focando meu compromisso com a inclusão. Parabéns!!!
    Grata,
    Dulcinéa!

  50. Olá professor Emílio, estou aproveitando muito das informações que recebi nas aulas para montar meu TCC está facilitando minha interação com o tema. Ótimo muito feliz por esta ajuda. Obrigada

  51. Olá professor Emílio, estou aproveitando muito das informações que recebi nas aulas para montar meu TCC está facilitando minha interação com o tema. Ótimo muito feliz por esta ajuda. Obrigada irei continuar me informando é ótimo.

  52. Agradeço pela contribuição para minha formação professor Emílio. Continuarei
    estudando sobre o assunto. Deus lhe abençoe ricamente.

  53. Boa tarde Professor!
    Curso muito bom, pena que foi pouco tempo. Mais tenho certeza que em breve teremos mais. Estudar sobre educação especial, sempre muito bom!
    Esses conteúdos foram relevantes aos estudos pedagógico nas Secretarias de Educação, quando as pessoas ainda promove apenas a matricula dos nossos alunos. Precisamos atendê-los, proporcionando estratégias que garantam o desenvolvimento de suas potencialidades. Muito obrigada por oportunizar esse acesso.

  54. Sem dúvida ainda não estamos preparados para o ensino especial, mas ja caminhamos mesmo que paulatinamente. Estamos evoluindo para melhor atender nossos alunos e sem dúvida isto esta acontecendo devido a ânsia da pesquisa para fomentarmos nosso conhecimento para melhor adequadar o currículo para atender cada aluno em sua especificidade. Quero agradecer imensamente ao professor Emílio pir compartilhar conosco esse aprendizado que so tem a somar para que possamos de fato fazer a diferença em nossa sala de aula. Que de fato desenvolvamos uma educaçao respeitando o potencial de cada aluno.

  55. Bom dia professor Emílio! Agradeço pela a oportunidade, suas aulas foram bastante proveitosas e, me serviram de base para muitas reflexão. Mediante perspectiva, percebo cada vez mais quanto é desafiador o trabalho na profissão docente, principalmente quando se refere ao atendimento de alunos/as com necessidades educacionais especiais. Vejo que o empenho da escola, o acompanhamento pedagógico é fundamental para o bom desempenho do trabalho com esses alunos/as, como também é bastante relevante que se busque o apoio da família para compreender as verdadeiras necessidades dos/as alunos/as e, sem sombra de dúvidas compreendo que o/a professor/a deve utiliza-se de muitas pesquisas para aprimorar seus conhecimentos em relação ao atendimento e desenvolvimento das atividades que serão propostas para alunos/as considerados com necessidades especiais.

  56. Bom dia Professor. Agradeço pela oportunidade que você mim proporcionou você está de parabéns adorei o cursos ele estar mim ajudando muito na minha prática. adorei

  57. Olá Professor!
    Foi uma oportunidade excelente encontrar este curso que você nos proporcionou! Continue realizando este ótimo trabalho para que mais pessoas tenham acesso a informações tão importantes em relação a educação inclusiva. Abraços!

  58. Obrigada Professor Emílio pelo curso e por sua disposição em ajudar outros professores neste processo de inclusão em nossas escolas.
    Grata, Rosemeri.

  59. Boa tarde!
    Professor você é um exemplo de superação um excelente trabalho que você escreveu e continua, tem toda razão o professor precisa pesquisar sempre pois as mudanças são constante na vida de cada um de nos seja ela profissional ou não. A educação inclusiva ainda assusta muito professores que não querem contribuir para com os alunos com necessidades especiais, mas os avanços estão acontecendo de Norte a Sul do Brasil.
    Abraços,
    Patrícia Silva

  60. A cada aula percebo o quanto a formação nas licenciaturas para trabalhar com deficientes é deficitária, por isso que minha dissertação é sobre a deficiência na formação docente. Essas aulas teem me ajudado muito na minha formação e escrita dá dissertação. Obrigado

  61. oi professor Emílio. É uma grande alegria poder participar deste curso. sou estudante de Pedagogia, e estou elaborando meu projeto de pesquisa sobre Educação Inclusiva e Aprendizagem, vi o link,cliquei e gostei. Muito obrigada!
    Ah, sua historia de vida é espetacular…
    E eu que pensei em desistir do curso de pedagogia apenas por não ter uma bela caligrafria! sinto-me envergonhada.

  62. Muito obrigada por mais uma ótima aula. Para haver inclusão realmente é necessário que a escola faça adaptações de grande e de pequeno porte. Outro ponto fundamental apresentado é que para ser um bom profissional da educação, é necessário estudar constantemente.

  63. Adorei participar deste curso, me englobou muita informação e realmente esta correto quando afirma que devemos tornar nossa vida um lema constante de pesquisa, com este curso descobri que ainda tenho muito a aprender sobre inclusão.
    Obrigada Professor!

  64. Adorei o curso
    Vai me ajudar nas minhas aulas,visto ter vários alunos de inclusão,mas também me ajudou ,pois sou professora e deficiente.
    agradeço

  65. Boa noite,
    Obrigada por está oportunidade, foi muito enriquecedor, esclarecedor em uma área que ainda infelizmente tem muitos mitos pros colegas de classe docente.
    Obrigada pelo curso boa sorte.
    Jaqueline

  66. “Quando você receber alunos inclusivos, primeiro o acolha em sua sala e comece a conviver com ele, criando laços, descobrindo um ao outro, professor e aluno…”
    Chegamos a conclusão de mais uma etapa no processo de formação contínuada . As aulas contribuíram significativamente , pois o acesso as informações e, principalmente, a contribuição do nosso professor Emilio me ajudou no crescimento pessoal e profissional.
    A ultima aula não poderia ser diferente , visto que a pergunta é bastante pertinente: Estamos preparados?
    Costumo afirmar que nunca podemos pensar que estamos totalmente preparados, mas que temos sempre um caminho a trilhar e de forma mais clara, cabe então a nossa escolha de decisão sobre o caminho a seguir. Eu decidi pelo da inclusão, como meio de lutar pela justiça social e para que os direitos constitucionais e o sentimento de solidariedade sejam o conduto para uma verdadeira sociedade democrática , de respeito e tolerância as diversidades , mas acima de tudo construídos na base do amor ao próximo.
    Abraços!

  67. Adorei o curso, muito obrigado pela oportunidade, foi de grande valia para aprimorar meus conhecimentos, espero que possa promover outros. Aguardo ansiosamente!

  68. Oi boa noite professor Emilio.
    Foi muito bom aprender um pouco sobre a educação inclusiva.
    E gostaria de saber mais aprofundar sobre o assunto assim tiver outro curso
    me avise vou fazer, que gratuito porque no momento estou desempregada não tenho condições de pagar. Obrigado

  69. Parabéns pela iniciativa Professor Emílio!
    Foi muito bom aprender um pouco sobre a educação inclusiva.
    Gostaria de saber mais e me aprofundar sobre o assunto, assim que tiver outro curso, por favor me avise.
    O curso foi excelente!
    Obrigado!

  70. Concordo que a Educação Inclusiva em nosso país ainda precisa e muito ser incluída na educação em sala de aula. Pois o que se ver é alunos especiais jogados dentro de uma sala de aula com professores completamente despreparados.
    Este curso está sendo de grande ajuda pra mim como professora.

  71. Boa noite, Professor Emilio, o conteudo do curso foi excepcional , material riquíssimo, excelente para a compreensão do processo de inclusão. Com certeza a minha visão sobre inclusão foi totalmente ampliada após ser o conteúdo e assistir os vídeos deste curso. O material que foi disponibilizado servirá sempre de apoio para o uso do meu dia a dia. sem dúvida foi fundamental fazer este curso. Obrigada professor Émilio por todo suporte oferecido.

  72. Boa noite, Professor Emilio, o conteudo do curso foi excepcional , material riquíssimo, excelente para a compreensão do processo de inclusão. Com certeza a minha visão sobre inclusão foi totalmente ampliada após ser o conteúdo e assistir os vídeos deste curso. O material que foi disponibilizado servirá sempre de apoio para o uso do meu dia a dia. sem dúvida foi fundamental fazer este curso. Obrigada professor Émilio por todo suporte oferecido.

  73. Professor Emílio boa noite!
    Esse curso foi muito bom.
    As aulas são de extrema importância e aproveitamento. Temos que acreditar nas
    Capacidades e possibilidades das pessoas. Somos todos iguais.Gostei muito,foi gratificante.Tendo conhecimento terei condições e capacidade de auxiliar as pessoas com deficiência. Procurarei aprender mais .Um abraço Vera
    Parabéns professor Emílio!

  74. Bom dia,

    Inclusão não é apenas incluir o aluno em uma escola regular mas também adaptar tanto o espaço físico como a proposta pedagógica.

  75. Boa noite professor Emílio,foi prazeroso assistir todas as aulas,adquirir conhecimentos na Educação Inclusiva.Como foi dito faço minha suas palavras.A inclusão escolar é o grande desafio pedagógico desse século.

  76. Amei o curso, pois nos deu uma visão, uma bagagem para que possamos saber lidar quando recebemos um aluno especial (de inclusão).

  77. Parabéns professor, eu sou muito grata por você ter esclarecido muitos conteúdos sobre a inclusão, tudo foi de grande aprendizado e espero particar de mais cursos com o professor. O meu muito obrigado!

  78. Estou ate emocionada ,por ser meu primeiro curso a distancia,e lhe sou imensamente grata por através desse curso ter adquirido mais conhecimento nessa área da educação que muito me encanta,muito obrigado professor e até muito em breve,pois agora que descobri esse blog não te deixarei mais,pois vou querer mais e mais aprender!!!!!!!!Grande abraço!!!!!!!!!!!! e farei muitas pesquisas e estudarei assim como o Sr me falou!!!!!!!!!!!!!!MUITO OBRIGADO!!!!!!!

  79. Excelente curso professor! Muito obrigada por esta oportunidade de aprender mais sobre esta área da educação. Que Deus continue te abençoando e te capacitando.

Deixe uma resposta