AULA 4 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TECNOLOGIA ASSISTIVA

 

PALAVRA DO PROFESSOR

Olá, tudo bem?

Estamos na quata aula do nosso curso.

Caso você perder alguma aula ou queira revê-las, na coluna ao lado há o Sumário dos conteúdos anteriores.

Sabe, hoje iremos falar da importância da Tecnologia Assistiva no processo de Inclusão Escolar.

Muitas vezes o bom sucesso de uma inclusão escolar precisará contar com o apoio da Tecnologia Assistiva, um termo ainda novo aqui no Brasil, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de criança ou pessoas com deficiência, dando-lhe maior chances de independência e de Inclusão Escolar e Social.

Trata-se de uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências.

Se você desejar, deixe comentários ou dúvidas abaixo, enriquecendo o nosso relacionamento.

Desejo-lhes uma boa aula e um bom aproveitamento do conteúdo!

Prof. Emílio Figueira

 

TECNOLOGIA ASSISTIVA

 

O termo Assistive Technology, traduzido no Brasil como Tecnologia Assistiva, foi criado em 1988 como importante elemento jurídico dentro da legislação norte-americana conhecida como Public Law 100-407 e foi renovado em 1998 como Assistive Technology Act de 1998 (P.L. 105-394, S.2432). Compõe, com outras leis, o ADA – American with Disabilities Act, que regula os direitos dos cidadãos com deficiência nos EUA, além de prover a base legal dos fundos públicos para compra dos recursos que estes necessitam.

Em Tecnologia Assistiva os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das crianças e pessoas com deficiência.

Serviços definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa a selecionar, comprar ou usar os recursos que precisarem, variando de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado, incluindo brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente.

Visando a realização de avaliações, experimentação e treinamento de novos equipamentos, os serviços de Tecnologia assistiva são normalmente transdisciplinares envolvendo profissionais de diversas áreas: Fisioterapia, Terapia ocupacional, Fonoaudiologia, Educação, Psicologia, Enfermagem, Medicina, Engenharia, Arquitetura, Design e técnicos de muitas outras especialidades.

Encontramos também terminologias diferentes que aparecem como sinônimos da Tecnologia Assistiva, tais como “Ajudas Técnicas”, “Tecnologia de Apoio“, “Tecnologia Adaptativa” e “Adaptações”.

 

TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PRÁTICA

 

 

Proporcionar à criança ou pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão escolar ou social, por meio da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade, as categorias da Tecnologia Assistiva foi construída com base nas diretrizes gerais, mas pode variar. A importância das classificações se dá pela promoção da organização desta área de conhecimento e servirá ao estudo, pesquisa, desenvolvimento, promoção de políticas públicas, organização de serviços, catalogação e formação de banco de dados para identificação dos recursos mais apropriados ao atendimento de uma necessidade funcional do usuário final:

Auxílios para a vida diária– materiais e produtos para auxílio em tarefas rotineiras tais como comer, cozinhar, vestir-se, tomar banho e executar necessidades pessoais, manutenção da casa etc.

CAA (CSA) – Comunicação aumentativa (suplementar) e alternativa– recursos, eletrônicos ou não, que permitem a comunicação expressiva e receptiva das pessoas sem a fala ou com limitações da mesma. São muito utilizadas as pranchas de comunicação com os símbolos PCS ou Bliss além de vocalizadores e softwares dedicados para este fim.

Recursos de acessibilidade ao computador– equipamentos de entrada e saída (síntese de voz, Braille), auxílios alternativos de acesso (ponteiras de cabeça, de luz), teclados modificados ou alternativos, acionadores, softwares especiais (de reconhecimento de voz, etc.), que permitem as pessoas com deficiência a usarem o computador.

Sistemas de controle de ambiente– sistemas eletrônicos que permitem as pessoas com limitações moto-locomotoras, controlar remotamente aparelhos eletro-eletrônicos, sistemas de segurança, entre outros, localizados em seu quarto, sala, escritório, casa e arredores.

Projetos arquitetônicos para acessibilidade– adaptações estruturais e reformas na casa e/ou ambiente de trabalho, através de rampas, elevadores, adaptações em banheiros entre outras, que retiram ou reduzem as barreiras físicas, facilitando a locomoção da pessoa com deficiência.

Órteses e próteses– troca ou ajuste de partes do corpo, faltantes ou de funcionamento comprometido, por membros artificiais ou outros recurso ortopédicos (talas, apoios etc.). Inclui-se os protéticos para auxiliar nos déficits ou limitações cognitivas, como os gravadores de fita magnética ou digital que funcionam como lembretes instantâneos.

Adequação Posturaladaptações para cadeira de rodas ou outro sistema de sentar visando o conforto e distribuição adequada da pressão na superfície da pele (almofadas especiais, assentos e encostos anatômicos), bem como posicionadores e contentores que propiciam maior estabilidade e postura adequada do corpo através do suporte e posicionamento de tronco/cabeça/membros.

Auxílios de mobilidade– Cadeiras de rodas manuais e motorizadas, bases móveis, andadores, scooters de 3 rodas e qualquer outro veículo utilizado na melhoria da mobilidade pessoal.

Auxílios para cegos ou com visão subnormal?– Auxílios para grupos específicos que inclui lupas e lentes, Braille para equipamentos com síntese de voz, grandes telas de impressão, sistema de TV com aumento para leitura de documentos, publicações etc.

Auxílios para surdos ou com déficit auditivo – auxílios que inclui vários equipamentos (infravermelho, FM), aparelhos para surdez, telefones com teclado — teletipo (TTY), sistemas com alerta táctil-visual, entre outros.

Adaptações em veículos– acessórios e adaptações que possibilitam a condução do veículo, elevadores para cadeiras de rodas, camionetas modificadas e outros veículos automotores usados no transporte pessoal.

 

TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 

A Educação Inclusiva trouxe consigo a necessidade da escola de atender a diversidade total das necessidades dos alunos nas escolas comuns. Com o apoio da Tecnologia Assistiva pode-se ter um ambiente de aprendizagem escolar que tenha altas expectativas a respeito de seus alunos, que seja seguro e acolhedor e que entenda a diferença como um fator positivo. Surgem novas estratégias de ensino, maneira bem mais ampla como ações que levem a reformas escolares, melhorias nos programas de ensino e novas medidas de justiça social.

Uma escola que se ajuste a todas as crianças, em vez de esperar que uma determinada criança com deficiências se ajuste a escola e sua tarefa de ensinar aos alunos a compartilharem o saber, os sentidos das coisas, as emoções; a discutir e a trocar experiências e pontos de vista. Alunos introduzidos no mundo social, cultural e científico. Práticas inovadoras e o planejamento ser feito de forma colaborativa entre todos os seus integrantes incluindo também a família e comunidade.

O documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555,  de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria nº 948, de 09 de outubro de 2007, Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial, estabelece que a avaliação pedagógica como processo dinâmico considera tanto o conhecimento prévio e o nível atual de desenvolvimento do aluno quanto às possibilidades de aprendizagem futura, configurando uma ação pedagógica processual e formativa que analisa o desempenho do aluno em relação ao seu progresso individual, prevalecendo na avaliação os aspectos qualitativos que indiquem as intervenções pedagógicas do professor.

No processo de avaliação, o professor deve criar estratégias considerando que alguns alunos podem demandar ampliação do tempo para a realização dos trabalhos e o uso da língua de sinais, de textos em Braille, de informática ou de tecnologia assistiva como uma prática cotidiana. Cabe aos sistemas de ensino, ao organizar a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, disponibilizar as funções de instrutor, tradutor/intérprete de Libras e guia-intérprete, bem como de monitor ou cuidador dos alunos com necessidade de apoio nas atividades de higiene, alimentação, locomoção, entre outras, que exijam auxílio constante no cotidiano escolar.

 

 

COMENTÁRIOS:

135 comentários em “AULA 4 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TECNOLOGIA ASSISTIVA

  1. Nossa professor Emílio como o senhor me ajudou com essa matéria, farei uma prova sobre esse conteúdo,e aqui esta tão bem explicado,obrigado por nos proporcionar tanto ensinamento.

    1. prof. justamento preciso dessas aulas tecnologia assistiva
      tenho aula, no sexto semestre que falamos de inclusao assistiva

      estou adorando estes cursos .professor parabens

    2. Muito interessante o conteúdo de Tecnologia Assistiva, ajudou a compreender o papel do educador frente ao processo de inclusão escolar. Pois não basta colocar a criança para dentro da sala, e preciso oferece possibilidades para que ela desenvolva. Não adianta oferecer recursos se não souber trabalhar auxiliar a criança quanto a eles. A inclusão e um processo de amor, dedicação aquilo que faz e a quem faz.

  2. Obrigada, Professor Emílio por você existir, e acreditar nas possibilidades das pessoas, eu TAMBÉM, acredito na inclusão como um nível de evolução da humanidade, A inclusão primeiro acontece dentro das pessoas, parafraseando a Digníssima professora Tereza Mantoan ” inclusão não se ensina vive-se. As escolas é que precisa se adaptar para atender os alunos e não focar seu atendimento nas dificuldades sem contemplar as janelas de oporunidades que cada um traz dentro de si.

  3. Muito bom esse tema, pois na maioria das vezes, enquanto professores, temos a concepção de que tecnologias assistiva só seriam equipamentos caros, no entanto tudo o q venha a contribuir na facilitação do processo de aprendizagem d nossos alunos sejam deficientes ou não pode ser chamado d tecnologia assistiva….
    Obrigada !

  4. Muito bom as dicas, é tudo o que estou procurando sobre reconstrução capilar. Tenho certeza que vai dar certo para mim, vou testar e depois volto aqui para contar meus resultados. Obrigado por compartilhar.

  5. A tecnologia assistiva vem á ser de uma total excelência para alunos com necessidades especiais.
    Aula muito produtiva.

  6. Boa noite! Professor mais uma aula de muito aprendizado, Obrigada por nos proporcionar mais informações sobre esse conteúdo.

  7. Professor Emílio Figueira estou muito feliz por esta participar deste espaço com você. Gostaria de agradecer por nos proporcionar esta oportunidade, pois é muito importante para o nosso aprendizado e crescimento profissional. Vou aproveitar o máximo do curso! Obrigada de coração por nos proporcionar mais informações sobre esse conteúdo.

  8. Gostei muito desta aula, de todas as tecnologias, mas a unica que tenho na minha sala para ajudar meu aluno com transtorno do espectro autista é minha criatividade, como citou a professora no vídeo que vimos temos que ser criativos. Eu e a professora que o acompanha na minha sala temos feito materiais diferenciados para ele,
    obrigada por mais uma aula estou gostando muito do curso.

  9. Obrigado professor essa aula mim ajudou bastante mais tem como o senhor mandar a quinta aula que acabou se apagando da minha caixa

  10. Bom dia,
    Mais uma aula sobre como devemos nos instruir, estudar, ser pesquisadores.
    Abraços.
    Atenciosamente
    Jaqueline

  11. Mais uma aula espetacular. Parabéns Professor Emílio. Com o apoio da Tecnologia Assistiva podemos ter um ambiente de aprendizagem escolar que tenha altas expectativas a respeito de seus alunos. A TECNOLOGIA é um dos recursos adicionais importantes para a educação e com certeza uma forma poderosa para trabalhar a EDUCAÇÃO INCLUSIVA. As informações foram excelentes.

  12. O aproveitamento das aulas é de extrema importância para quem estar precisando de um auxilio. muito bom meu caro Professor Emílio! Grata pela colaboração com aulas tão proveitosas.

  13. O termo Tecnologia Assistiva é relativamente novo no âmbito educacional e, certamente, se fosse ampliado para novas prática a realidade seria outra. É verdade que as tecnologias assistivas tornam as coisas possíveis para pessoas com deficiências, no entanto, a realidade das escolas regulares no Brasil , ainda, não oferecem condições mínimas para promover a política de inclusão . Outra dificuldade que as escolas enfrentam no contexto atual é a ausência de equipes multidisciplinares no cotidiano escolar para trabalhar com as Tecnologias Assistivas.
    Por outro lado, essa aula, em especial, nos mostra as diferentes possibilidades no processo de inclusão e, claro, que as essas tecnologias apresentadas são fundamentais e necessárias.

  14. Professor Emílio,
    Olá´. Muito bom realizar seu curso, parabéns pelo conteúdos e esclarecimentos sobre Acessibilidade.
    Por falar em Tecnologia Assistiva, gostaria de saber se existe um site do governo federal ou outro local que indique quais são os equipamentos, aplicativos, hardware para uso em TA no Brasil?
    Agradeço se puderes indicar.

  15. Muito obrigado Professor Emílio Figueira!!!
    Suas aulas são de maior importância para construção de uma nova proposta pedagógica, onde nos dará mais segurança quando for inserida…
    PARABÉNS….

  16. Muito bom aliar a tecnologia a inclusão. Com certeza auxiliará nossos alunos, dando-lhes mais firmeza e segurança, pois esta aula apresenta variados recursos de acessibilidade.

  17. Estou aprendendo muito com suas aulas e me apaixonando cada vez mais sobre o assunto! O conhecimento afasta a insegurança que muito profissionais sentem no momento da pratica, precisamos sempre destes cursos para que possamos nos libertar das duvidas e das incertezas que a pratica nos apresenta.
    Obrigada Professor Emílio!

  18. Professor Emílio Figueira estou feliz em participar deste espaço. Pois é muito importante para o nosso aprendizado e crescimento profissional. O vídeo nos mostra temos que ser criativos. Eu procuro confeccionar materiais diferenciados para trabalhar em sala, Vou aproveitar o máximo do curso porque estou aprendendo muito!

    1. parabéns, o curso esta sendo maravilhoso, muito rico, estou atualizando o ppp ( PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO). e essa abordagem esta me ajudando a desenvolver uma proposta de /Educação Inclusiva na Escola.

  19. Acredito que a inclusão dos alunos a tecnologias, é de suma importância, pois ajuda nos conteúdos de sala de aula e também ajuda o professor a perceber o quanto este aluno sabe e o quanto os materiais concretos também fazem a aula diferente fazendo com que haja mais segurança e interação.

  20. Adorei conhecer a Tecnologia Assistiva.
    O conhecimento afasta a insegurança que muito profissionais sentem no momento da pratica, precisamos sempre nos atualizar, assim afastamos as duvidas e incertezas que o dia a dia nos apresenta.
    Mais uma vez, obrigado por compartilhar conosco tanta informação!

  21. Esse curso caiu do Céu na hora certa.
    Obrigada pela belíssima explicação em todas as aulas assistidas até aqui.
    Estou fazendo Magistério e neste módulo estamos tendo educação especial e também tecnologia, em tecnologia principalmente estamos estudando matérias dentro desse tema: tecnologia assistida!

  22. este curso foi maravilhoso para mim, pois me deixou mais segura para desenvolver meu trabalho, porque foi explicado de uma maneira fácil de compreender.
    muito obrigada.

  23. A tecnologia assistida é realmente um ótimo recurso para auxiliar no trabalho com os alunos e, para os alunos.
    É muito bom podermos refletir sobre esse assunto.

  24. Boa noite.

    A tecnologia assistiva veio para melhorar as condições de aprendizagem e como facilitador na vida da pessoa com deficiência, podendo assim diminuir suas limitações.

  25. Muito bom, como tudo muitas vezes falta o conhecimento, a tecnologia é muito importante para as pessoas com deficiência, como bem, foi falado, torna possível.

  26. Obrigada por esclarecer tão bem sobre os recursos que a tecnologia assistiva que pode facilitar muito as aprendizagens dos alunos especiais. E também por citar o documento do MEC que trata do assunto. Na maioria das vezes por não conhecermos os vários termos utilizados para um mesmo “benefício”ficamos esperando que as coisas cheguem até nossas escolas. A partir de suas explicações podemos cobrar dos gestores onde estão os recursos para serem usados na tecnologia assistiva. Grande abraço mestre.

  27. É de suma importância a existência e desenvolvimento de instrumentos específicos para o trabalho com a Inclusão, pois estes facilitam o trabalho de desenvolvimento e assimilação de nossos alunos.

  28. Na escola em que trabalho , alguns dos recursos estão disponíveis como computadores com programa de áudio, por exemplo. Mas ainda há muito que providenciar. Aprendi muito! Obrigada.

  29. Muito bom essas dicas de materiais para auxiliar nossos estudantes a partir do apoio de um terapeuta , após o video e a leitura surgiu varias ideias muito bom mesmo.

  30. Dificil é saber que existe o material, mas que são quase que inalcansaveis.
    Principalmente os recursos de acessibilidade de computadores.
    Só não se deve desistir.

  31. Acredito muito no auxilio da tecnologia como ferramenta para auxiliar tanto alunos com alguma necessidade, como para qualquer outro aluno.

  32. Todas essas informações agrega muito no nosso dia a dia, como lidar com essas situações que fazem parte do nosso processo profissional nos ajudando muito nessa luta diária. Obrigada pelas informações.

  33. obrigado professor, simplesmente maravilhosa está aula, cheia de informações valiosas, para nosso dia a dia com alunos de inclusão.

  34. A Tecnologia Assistiva torna possível realizar as atividades do dia escolar e além escola para a vida do estudante com deficiência,as adaptações são preciosas e necessárias para atender o estudantes em suas singularidades sejam elas simples ou complexa.
    Excelente a aula aproveitei muito. Obrigada.

  35. Boa tarde,amei essa quarta aula ,porque me identifico e gosto de adaptar materiais para alunos que tem dificuldades para fazer as atividade por questão de mãos atrofiada ,ate mão em perfeita condições porem não consegui desenvolver a coordenação motora ,esse materiais que o senhor mandou o vídeo para meu conhecimento são novos ,pois já tinha visto outro que hoje coloco em pratica com aluno com aluno que tem dificuldade de pegar o lápis é engrossador de lápis feito com emborrachado muito bom. os demais vídeo também são história de superações fantástica que incentiva outras pessoas lutar e vencer na vida .Em meu município o trabalho e muito difícil ,mesmo assim tento fazer minha parte porque fico muito angustiada ,o processo da inclusão ainda é um desafio para muito ,as lutas são desafiadora mais com força de vontade para transforma logo venceremos essa batalha.Seu curso e excelente não muda quem realmente não quer.

  36. Quero também parabenizar o professor Emilio Figueira pela brilhante garra, e determinação nessa grande jornada. Esse curso é muito enriquecedor e gratificante. Parabéns por representar um exemplo de lição de vida e superação.

  37. Boa noite, professor. Gostei muito do tema da aula, me permitiu fazer um novo olhar sobre o tema e o uso da tecnoloia assistiva na vida das pesdoas e ao mesmo tempo valorizar o esforço das pessoas que buscam ter uma vida normal dentro das sua possibilidades. Observar quanto de pessoas envolvidas para tornar a vidas de muita gente melhor. Abraços.

  38. Oi professor Emilio, estou gostando muito de suas aulas, é muito bom ficar por dentro do que acontece nos dias de hoje sobre as ferramentas que podemos usar com todos aqueles que necessitam de alguns desses aparelhos, obrigado por tudo de bom que nos ensina.

  39. A tecnologia assistiva é uma das maneiras de trazer independência e qualidade de vida para o portador de necessidades especiais. Toda tecnologia assistiva nasce da necessidade de uma pessoa por isso no ensino interdisciplinar do AEE exige -se postura transdisciplinar… Essa discussão é muito necessária professor Figueira, pois é com estes avanços que construímos uma educação mais eficiente para todos!!! Obrigada por este curso maravilhosoooooooooo

  40. Não tinha conhecimento sobre a Tecnologia Assistiva, aprendi muito mais uma vez. Estou gostando e aprendendo muito com o curso.

  41. Boa tarde, gostaria de agradecer,a cada aula só tenho mim enriquecido o meu conhecimento e com esta aula eu aprendi e conheci as novas tecnologia o meu muito obrigado, ansiosa pelas próximas aulas.

  42. Nossa! que inovação, fiquei muito feliz em saber desses recursos que com certeza vai melhorar e muito as condições necessárias para as pessoas com necessidades especiais.

  43. Boa noite! Maravilhosa essa aula. Nos mostra como é possível realizar um trabalho com qualidade e da importância desses recursos na vida do aluno dentro e fora da sala de aula no convívio em sociedade. Além de reforçar que é possível que ele tenha autonomia, independência e capacidade para fazer o que está ao seu alcance. Obrigado professor Emílio Figueira por seu trabalho e dedicação.

  44. Adorei a aula!!! Tecnologia assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”.
    Fico maravilhada com as invenções do homem para ajudar os outros.

  45. Mais uma aula enriquecedora, gostaria que mais professores se interessassem pelo assunto , nossas crianças merecem um tratamento adequado e que as respeitem!

  46. A Tecnologia ajuda as criança ou pessoa com deficiência á ter independência, melhora a vida e a inclusão escolar por meio da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, ajuda na interação com o meio famíliar, os amigos e toda a sociedade, e ajuda no crescimento individual.

  47. Professor que aula maravilhosa! Como aprendi mais sobre a tecnologia assistiva, é impossível uma educação inclusiva sem essa tecnologia.
    Obrigada por ter contribuído tanto!
    Que Deus ilumine muito os seus caminhos..
    Vídeos emocionantes!

  48. Com esta aula prof. Emílio, consegui tirar algumas dúvidas e abrir meus horizontes a respeito desta área que eu conhecia muito pouco. Grande parte dessa falta de conhecimento, foi por minha culpa, pois não busquei informações e não procurei me aperfeiçoar e na maioria das vezes foi por comodismo e até mesmo por não necessitar. Mas agora, diante da atualidade, a todo momento lidamos com pessoas com algum tipo de deficiência e precisamos lidar com elas com todo o apoio e respeito, pois são pessoas como todos nos, com limitações e também com qualidades, com conhecimentos e com vontades.
    Esta aula sobre tecnologia assistiva pude conhecer a sua importância e a sua utilidade e selecionei uma fala que resume tudo que pude assimilar neste tema que é a seguinte: “para as pessoas sem deficiência, a tecnologia torna as coisas mais fáceis, para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis”. Tudo aquilo que alguém não teria possibilidade de realizar, de fazer, de ter acesso, a tecnologia assistiva irá ajudar e possibilidade que aconteça. Agradeço as informações valiosas onde pude aprender muito.

  49. Aula fantastica. Me ajudou a sanar minhas duvida sobre o uso da tecnologia assistiva, e conhecer um pouco da sua importancia e utilidade.Pois a tecncologia assistiva ajuda a criança a ter independecia,autonomia, qualidade de vida e inclusão social. Aula muito boa adorei a aula.

  50. Quero agradecer a Professora Juliele pela aula. Foi de grande riqueza para o conhecimento e para reflexão…As vezes nos encontramos perdidos em nos momentos de aprendizagem dos nossos alunos e nos esquecemos de que somos capazes de enfrentar e também somos ferramentas e talvez a mais importante para o aluno que necessite viver bem dentro de suas potencialidades e necessidades.

  51. tecnologia assistiva muito interessante é uma maneira de ajuda e incentivo na educação inclusiva, uma grande experiência

  52. Muito produtiva aula, estou amando conhecer mais á respeito do assunto Inclusão!!!!
    Estou fazendo pós graduação em Educação Especial e Inclusiva e tem sido de grande aprendizado tudo que tenho acompanhado aqui! Obrigada professor Emílio!!!

  53. Nossa aulas como essas deveriam ser disponibilizadas pelo MEC, pois ajudam muito mais que um simples livro didático sem contar que essa possibilita a visualização e pode ser trabalhada em grupos pequenos para a soma de conhecimentos e posteriormente ser repassadas em grandes grupos em assembleias.

  54. Adorei a Aula de hoje , como é importante Valorizar os meios de Comunicação e de também as histórias de vidas das Pessoas que mesmo com a deficiência Correram atrás dos seus Objetivo e obtiveram o Sucesso. e como a Tecnologia transformas vidas .

  55. Boa noite
    Bom estou admirada por essa aula muito interessante essa tecnologia assistiva .Sao muito bom as dicas .So tenho a agradecer ao professor por colaborar conosco essas informações .Aprendi muito com essa aula .
    Grata

  56. Está aula que aborda a questão da tecnologia assistiva, foi ótimo, nós mostra como é possível através da tecnologia e a inclusão social transformamos vida. Mais uma vez parabéns professor pela aula.

  57. Essa aula foi excepcional, nos mostrando a grande importância da Tecnologia Assistiva, onde através dela pode-se haver a inclusão e a valorização dos alunos deficientes, os englobando continuamente dentro do âmbito escolar e na sociedade.
    Parabéns professor Emílio……

  58. Essa aula foi excepcional, nos mostrando a grande importância da Tecnologia Assistiva, onde através dela pode-se haver a inclusão e a valorização dos alunos deficientes, os englobando continuamente dentro do âmbito escolar e na sociedade.

  59. Gostei da aula, sensacional…
    Aula 4 . A tecnologia assistiva possibilita o professor a usar esse recurso para ajudar ao aluno na atividades essenciais para realizar no dia a dia .

  60. Achei interesante. Aprendi muito sobre Tecnologia Assistiva. Colocarei em prática tanto na sala de aula quanto em casa, uma vez que tenho um filho com Síndrome de Down. Me emocionei , acredito que tudo é possível, basta ter boa vontade e amor ao próximo.

  61. A tecnologia Assistiva é mais um importante recurso que pode ser utilizado para o processo de ensino/aprendizagem do aluno com algum tipo de deficiência. Isso nos permite facilitar o modo de ensinar e consequentemente incluir cada vez o aluno na educação especial.

  62. Maravilhosa ,,a aula sobre Tecnologia Assistiva,nos mostrando a importância de fazermos uso dessa Tecnologia e assim ajudar mais nossas crianças portadoras de nesscessidades educacionais especiais.

  63. O uso da Tecnologia assistiva, é de muita importância para alunos que por alguma condição determinada da sua deficiência tem algum impedimento para conseguir realizar alguma tarefa com mais autonomia. Proporcionar a adequação de materiais e ou objetos diversos, podem aumentar as capacidades no favorecimento de cada aluno, onde aos poucos a autonomia vai sendo alcançada e ele se torna autor de muitas.

  64. Excelente aula Professor! Nos mostrou quantas possibilidades existem para utilizarmos e melhorarmos o processo de ensino e aprendizagem.

  65. Mais uma vez parabéns professor pela aula. Está aula foi ótima, nós mostra como é possível através da tecnologia e a inclusão social transformamos vida.

Deixe uma resposta