AULA 3 – CONHECENDO E TRABALHANDO COM ALUNOS INCLUSIVOS

2592015171047“Deficiência, na origem, significa ‘presença da falta’, isto é, ausência de alguma condição ou capacidade que deveria ou poderia estar presente em alguém. Como nenhum e nenhuma de nós é possuidor de todas as condições e capacidades, cada pessoa tem deficiências e, portanto, ninguém é ‘feito por completo’ (sentido etimológico da palavra perfeito).” (Mario Sergio Cortella)

 

PALAVRAS DO PROFESSOR

Olá, tudo bem?

Eu comecei esta aula com esse pensamento acima do educador e filósofo Mário Sergio Cortella para  iniciar as minhas reflexões.

Sempre quando falamos de alunos com necessidades educacionais especiais, primeiramente pensamos e focamos em características da deficiências, dificuldades, problemas, dentro outros aspectos.

Pouco focamos nas capacidades desses alunos porque gastamos muito tempo tentando entender o que eles têm, em vez de conhecer as experiências pelas quais já passaram e no que podemos oferece-lhes em termos de aprendizado e desenvolvimento.

Nesta aula o foco agora é o lado positivo das deficiência. E, como ponto de partida, assista a este meu vídeo:

 

 

TRABALHANDO COM ALUNOS INCLUSIVOS

Vou começar esta aula com uma “propaganda” pessoal. rsrsrs No meu livro EDUCAÇÃO INCLUSIVA – TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICAS, reuni muito material e dicas práticas e pedagógicas para se trabalhar com cada tipo de aluno com deficiências diversas. Ele é no formato digital e custa menos de 30 reais e tem mais de 150 páginas e 49 capítulos que, por um pequeno investimento, você terá para sempre todo esse material para consultas e orientações de ações em Educação Inclusiva. E a renda dele nem é para mim, é toda revertida para manter nossos cursos gratuitamente, beneficiando cada vez mais o maior número de pessoas e professores.

Caso você queira conhecer um pouco mais do e-book clique aqui

Agora entrando na terceira aula, uma questão de espaço, vou lhe passar algumas resumidas em práticas pedagógicas. Não podemos esquecer que cada aluno é único. Nem sempre o que funciona para um funcionará para o outro. Por isso, continuo defendendo que o melhor caminho sempre será as pesquisas individuais, caso a caso – o que falarei na Aula 6.

ALUNO COM FALTA DE CONCENTRAÇÃO E CONSERVAÇÃO DAS INFORMAÇÕES

downloadPrimeiro, descubra o que desperta a atenção do aluno e só então proponha atividades. Uma sugestão é a brincadeira de espião. Em dupla, cada integrante observará bem a outra pessoa. Os dois se viram de costas e fazem uma mudança no visual. Depois, um de frente para o outro, tentam descobrir o que mudou. Trabalhe com música. Tocar violão, por exemplo, estimula a concentração e desenvolve a memória.

ALUNO COM AUTISMO

AutisticaConcentre-se no contato visual. Olhe nos olhos do aluno, fale de forma serena e objetiva (assim, as falas são mais bem compreendidas). Nem sempre o autista assimila frases como “Não faça isso!”. Em cada atividade, portanto, mostre-lhe o que fazer, dando funcionalidade às ações.

ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN

down31Respeite o ritmo do aluno sem impor nada e não o trate de forma infantil, mas sempre correspondente a sua idade cronológica. Use fotos de familiares para estimular a fala e a memória visual. Uma boa dica: peça para o aluno contar histórias ou abordar aspectos da vida  familiar. Estimule a prática de esportes, como a natação, que refinam a condição motora do estudante.

 

ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DA ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – HDAH

tdah-4-646Estabeleça e organize rotinas de trabalho para inibir a dispersão. Se for preciso, reveja o método de ensino para torná-lo criativo. Escolha trabalhos curtos, realizando uma tarefa por vez. Não peça a esse aluno, por exemplo, que copie da lousa um texto extenso. Desse modo, você conserva o foco de atenção dele.

ALUNOS COM TRANSTORNOS EMOCIONAIS

imagesProporcione um ambiente educativo agradável. Solidarize-se e conserve com o estudante e ensine-o a lidar com as perdas, pois elas são naturais. Desenvolva-se aluno habilidades para superar desafios e perseverança na conclusão de tarefas. É importante impor limites.

 

ALUNOS COM DISLEXIA

sindrome-de-aspergerMostre a semelhança e a diferença entre as letras. Exemplo, a letra B tem a “barriga” voltada para a direita e a “perna” para cima. Evite o excesso de conteúdo para que o aluno tenha melhor compreensão do que é ensinado. Trabalhe com histórias em quadrinhos e peça que ele faça associações entre as ilustrações e o texto, criando alternativas e mudanças na história ou nas imagens.

ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL (dinsfunção motora)

luizaIncentive a prática de atividades físicas. Elas ajudam desenvolver a coordenação motora, a orientação espacial e o equilíbrio. Outra dica é o uso de música para aumentar a capacidade de atenção e memorização. Uma dica: a cada toque de determinado instrumento musical, os alunos brincam com um objeto ou fazem um movimento – ao som do tambor, por exemplo, as crianças mexem as mãos. Utilize materiais pedagógicos sensoriais, como letras escritas em pedaços de papel ou em madeira para que a pessoa forme palavras.

DEFICIÊNCIA AUDITIVA

download (1)Posicione o aluno na primeira fileira, de preferência, à sua frente. Quando realizar atividade, faça-as em turma para intensificar o vínculo de inclusão. Fale de frente para o estudante para que ele possa ler seus lábios. Diga aos colegas de sala para que façam o mesmo.

DEFICIÊNCIA VISUAL

josi_copiaOriente, explicando a ele a posição do mobiliário e evite mudar os objetos de lugares. Incentive-o a aprender BRAILLE. Ofereça materiais concretos para ajudá-lo a aumentar seu conhecimento. Isso inclui conceitos linguísticos, matemáticos, geográficos. O Instituto Benjamin Constant (www.ibc.gov.br) desenvolve materiais com texturas diferentes para que o aluno possa “ver” utilizando o tato.

 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

 

Eu planejei escrever várias coisas referente ao tema avaliação. Mas encontrei no youtuibe este vídeo que nos mostra a prática da avaliação tanto pelo lado teórico, como ela sendo realizada na prática. vou compartilhá-lo com você e depois escrever algumas coisas:

Em Educação inclusiva, o aluno precisa passar pela modalidade de avaliação formativa (processual), caracterizada, principalmente, por ser:

  • a) Integral: abrangendo todas as áreas de desenvolvimento – socioafetiva, psicomotora e cognitiva.
  • b) Interativa: comprometendo nesse processo, além do professor, demais educadores e membros da escola, os próprios alunos e seus familiares.
  • c) Contínua: realizada em diferentes momentos e através de diversos procedimentos.
  • d) Acumulativa: os principais conteúdos (conceitos, fatos, procedimentos, valores e atitudes) trabalhados em cada etapa serão aprofundados e reavaliados nas etapas seguintes.
  • e) Diferenciada: definiremos metas de aprendizagem adaptadas e/ou instrumentos/intervenções diferenciados, para avaliarmos, de maneira justa, o desempenho dos alunos que, por fatores diversos, estejam com dificuldade de superar os desafios propostos ao seu grupo-classe.

 OPORTUNIDADE DE CURSOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Aproveitando o assunto desta aula, muitos alunos me pedem indicações de cursos na érea da Educação Inclusiva. Separei quatro opções oferecidas pelo Instituto IPED, um site de cursos online muito respeitado.  E o legal é que eles oferecem cursos Com preços bem acessíveis e Certificados impressos.

Basta clicar nos títulos abaixo e conferir:

CURSO LIBRAS NA PRÁTICA

O Curso de Libras na Prática aborda, explica e ensina a cultura e a história dos surdos, o vocabulário, a gramática da Libras e muito mais.

CURSO ONLINE DE DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

Este Curso de Distúrbios de Aprendizagem aborda sobre o que é, como identificar e quais são os tipos de distúrbios de aprendizagem que existem, mostrar o comportamento e tratamento da pessoa com distúrbios e quais as opções de tratamento.

INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NA PRÁTICA

Este Curso de Inclusão da Criança com Síndrome de Down na Prática ensina sobre o que é a síndrome e quais são as suas características, abordando temas como: a inclusão social, educacional, sobre o processo de aprendizagem, teorias de vygotsky, resiliência, enfrentamento das capacidades e das adversidades e os desafios atuais

CURSO DE TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE – TDAH

O Curso de TDAH aborda os tipos de Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade, seus sintomas e pontos essenciais para entender o TDAH. Além disso, o curso explica como essa doença afeta crianças, jovens e adultos; e ajuda a compreender o papel da escola e do educador diante desses casos.

 

 PARTICIPE DO NOSSO GRUPO

Tenho um convite a você.  Tenho uma PÁGINA NO FACEBOOK para acrescentar ainda mais à nossa causa, onde sempre estou compartilhando materiais e dicas gratuitas sobre Educação Inclusiva e outros assuntos.

Esta Página têm dois objetivos:

1 – Facilitar que eu compartilhe matérias, informações, materiais gratuitos e dicas aos alunos dos cursos gratuitos às pessoas interessadas nessas temáticas:

2 – A Página é aberta para que todos vocês também possam compartilhar assuntos ligados à Educação Inclusiva, trocarem ideias, opiniões, pedir ajudas e orientações, oferecer serviços ligados a essa área aos demais membros

COMO PARTICIPAR

Clique no botão azul abaixo e depois lá na Página escolha e e clique na opção SEGUIR

Você será notificado automaticamente sempre que o grupo postar novidades, ok?

 

 

COMENTÁRIOS:

237 comentários em “AULA 3 – CONHECENDO E TRABALHANDO COM ALUNOS INCLUSIVOS

    1. Muito gratificante essa aula. Achei muito interessante, o pensamento de Mário Sérgio Cortella, qdo ele diz q TDS nós temos deficiências. É bem verdade. Cada um tem suas deficiências , se cada professor repensasse nisto, receberia alunos com deficiências tbm , só assim, o mesmo ganharia pra si mesmo e assim propiciaiam o conhecimento para o demais alunos e tbm ganharia mais conhecimentos. Além do conhecimento, o amor para com essas crianças, pq o amor é um bálsamo. Humaniza e salva.

    2. Muito interessante e gratificação as aulas. É bem verdade qdo o Mário Sérgio Cortella, diz; q todos temos deficiências. Se repenssássemos nessa colocação do mesmo, cada professor receberia alunos com deficiências, para seu próprio tratamento. Tratamento esse, q se tornaria em muitos conhecimentos e um bálsamo de cura para nós. Ou seja, vc é o próximo. Muito gratificante, as aulas, a cada dia me aperfeicou mais. Um abraço prof.

  1. O curso está sendo bem interessante, com assuntos e materiais bem significativos.
    Tratar dos aspectos positivos que os alunos apresentam e fazer avaliação processual são coisas a serem trabalhadas com todos os estudantes, independentemente de eventuais deficiências que venham a apresentar.

  2. As aulas estão super interessantes. Nos faz pensar sobre a pratica com crianças de inclusão e como fazer para melhorar e aprimorar este atendimento.

  3. Boa noite professor as aulas estão sendo de suma importância para o meu trabalho com as crianças ,não tenho nem palavras para lhe agradecer um material tão enriquecedor para nos orientar cada vez mais sobre a inclusão .

  4. ótimas aulas. Para realizarmos um trabalho de qualidade além de muito amor é necessário estudar, conhecer os alunos e o processo de inclusão.

  5. Professor Emilio! O curso é dinâmico e importante para todos, professores, pais e outros que se interessam pela educação de forma geral. Foi enriquecedor. Obrigada!

  6. O pensamento do professor Mário Cortella é muito contundente, realmente, todos temos nossas dificuldades, por tanto, todos temos formas diferente de aprender. E como você coloca nesta aula, devemos trabalhar com os conhecimentos que estas crianças já trazem consigo, aproveitando ao máximo as seus conhecimentos, o que, com certeza, vai auxiliar em seu aprendizados. Aula muito produtiva e estimulante. Obrigada professor e até a próxima aula.

  7. as aulas são maravilhosas e bastante estimulantes pois nós que trabalhamos com alunos com deficiência precisamos sempre está em contato com tudo e com todos que compartilham deste saber.

  8. Aprendi bastante,mas eu com as minhas alunas deficientes mentais passo atividades aumentando o tamanho das letras e tenho obtido grandes resultados.

  9. Quando trabalhamos com alunos que apresentam alguma deficiência, mudamos a nossa postura na sala de aula e o interessante é que a turma toda consegue ser solidária e o aprendizado se torna mais significativo para todos. pois aprendemos com as diferençs!

  10. Gostei das aulas, estou na Educação Especial há 12 anos e tenho 13 anos na Escola Comum pública( municipal e estadual MG), essas aulas contribuíram ainda mais para aprimorar meu trabalho. Obrigada professor, que Deus continue abençoando, para que possa repassar e capacitar novos profissionais uma vez que a EDUCAÇÃO INCLUSIVA agora é fato e não utopia como no passado. Parabéns pelo trabalho.

  11. Essa aula como as outras é mto clara e objetiva fazendo com eu reflita algumas práticas revendo alguns conceitos e fortalecendo outros. Obrigada por esta grande ajuda que tem me proporcionado.

  12. Boa noite professor!
    Por trabalha com alunos com deficiência quero lhe dizer que suas aulas estão sendo de grande ajuda.
    Pretendo passar todo o material para os demais professores da APAE.

  13. Professor Emilio compartilhei seus vídeos no Facebok acho que suas informações são importantes para muitas pessoas da minha rede de amizade, já que tem um bom número de professores e professoras.
    Obrigada pela partilha, seu exemplo de força de vontade e superação é um alento para cada um de nós. sem contar que o material didático é de grande contribuição.
    Grata.

  14. Parabéns professor Emílio pela superação, e pelo belíssimo curso,pelo excelente material didático .Com certeza vai me ajudar e muito. A cada aula uma expectativa um novo aprendizado.Obrigada .Que DEUS abençoe .

  15. Boa Noite!
    Professor Emilio!
    A aula foi muito gratificante, a cada momento como este nos direciona aprender mais e mais e superar os obstáculos que nos cerca nossa sala de aula.
    Estou fascinada pelos encontros, apesar do pouco tempo que tenho pata ver os videos
    Grata pela grande colaboração!
    Maria de Jesus

  16. Para que a criança ou o adolescente com deficiência tenha um bom desenvolvimento no decorre de sua vida letiva é preciso recriar ou mesmo rever novas praticas no sistema educacional para que isso venha contribuir para ela no seu meio social e no ambiente em que ela estevem encerrada. Estas novas práticas tem que sem bem ampla para que possa motivar e proporciona novas expectativas na criança ou adolescente com deficiência. Em buscar um objetivo de contribuir com o processo de inclusão dos alunos na escola. Durante o seu atendimento, são observadas as dificuldades em relação ao seu desenvolvimento escolar.com isto trabalhar em parceria com o professor de sala regular e buscar recurso pedagógicos que venha a contribuir e auxiliar na sua aprendizagem.

  17. O aluno com deficiência precisa desenvolver suas potencialidades através de estímulos diversos, intencionais ou não. Por isso que é tão importante a convivência com alunos do ensino regular, neste espaço eles desenvolvem suas habilidades compensam sua limitações com atividades que permitam a execução das tarefas que o contexto impõe. Isso é muito importante e ajuda a desenvolver a capacidade cognitiva e motora do aluno.

  18. Nessa aula aprendi que cada pessoa aprende deferente , as atividades tem que ser porque cada pessoa aprendi diferente, mais os professoras náo querem ter trabalho e faz uma avaliação para todos sem percebe que cada individio é unico,

  19. Nessa aula aprendi que cada pessoa aprende diferente as atividades tem que ser deferente para cada individio porque cada um aprende deferente mais os professores não querem ter trabalho e faz uma avaliação para todos sem percebe que cada individo é unico

  20. É possível visualizar como realmente somos diferentes em aprender, cada individuo responde de maneira diferenciada o que absorve, e as crianças em educação inclusiva merecem muitos mais respeito e paciência na sua formação. Aula maravilhosa.

  21. Trabalhar com criança que tenha necessidade especial não é impossível. Ao contrário, é um desafio maravilhoso podermos proporcionar à esta criança oportunidades de se desenvolver de forma global.

  22. A Avaliação é muito importante para nós vermos também o que podemos melhorar na nossa metodologia de trabalho.
    Aula muito enriquecedora… Parabéns!!!

  23. A avaliação é de extrema importância, pois com ela que vimos os resultado, e aonde tenhamos que melhorar na nossa prática docente… Aula genial…

  24. Obrigada Emílio ,as aulas estão enriquecendo muito meu trabalho na prática na sala de AEE.
    Estou amando tudo……

  25. É preciso mesclar a prática à teoria, pois juntas fazem uma concepção ampla e profícua em prol da inclusão. Ou melhor, a prática veio abrilhantar ainda mais a teoria.
    Enfim, trabalhar com AEE é gratificante e prazeroso. Essas aulas vieram a somar minha vida profissional.
    Obrigada.

  26. Estou amando fazer este curso, sou aluna em pedagogia e professora de escola Bíblica, e deparamos com essa situação também.
    esse curso esta me ajudando muito. Obrigada mais uma vez.

    1. Ivone, também estou encantada por esse curso. Sou profa. há 30 anos (Educação Física) e este curso sensibiliza, é um convite verdadeiro à atuação mais efetiva. Muito agradecida!

  27. Mais uma vez, foi possível ver o quanto é importante o respeito ao tempo de cada um. A avaliação dos estudantes com deficiência é realmente algo que preocupa o educador. Pois, muitas vezes no cotidiano da sala de aula , estes alunos fazem atividades iguais aos demais colegas , com a ajuda de outro parceiro ou mesmo outra técnica e no momento de avaliar seu aprendizado, muitos colegas tendem a utilizar os mesmos instrumentos de avaliação. Esquecendo que nesses momentos, muitas vezes o estudante vai realizar o trabalho só ou com uma técnica diferente do usual. O que mais atrapalha que ajuda. Avaliação constante, anotações das conquistas e registro dos avanços e retrocessos são fundamentais para que o professor realize um parecer descritivo fiel ao desempenho do estudante. Afinal o papel da avaliação não é apontar defeitos e sim mostrar se o caminho está certo e o que podemos mudar para que nosso estudante consiga alcançar suas metas.

  28. Professor Emílio Boa Noite!!!
    Muito bom curso, sua contribuição junto a nós professores com esse material riquíssimo é de grande valia! Muito obrigado e Deus lhe conceda muita saúde e paz! Estou aproveitando o máximo, salvando todas essas informações valiosas que com certeza irei usar junto aos meus educandos.
    Um abraço fraterno,
    Goreth Barrozo

  29. Trabalhar com alunos especiais não é tarefa fácil, acredito que para cda aluno uma tecnica diferenciada, e foi justamente o que vc colocou, achei muito bom

  30. A cada aula fico mais empolgada com o curso, pois os vidros e conteúdos são muito ricos, sou vigostkyana e concordo plenamente com o posicionamento dele, quando o mesmo diz que lugar de deficiente é na sala de aula regular, pois os deficientes são capazes e na interação que se uma aprendizagem construtiva.

  31. Material riquíssimo, só veio a contribuir com minha prática pedagógica, Só tenho a lhe agradecer por essa oportunidade de participar de aulas tão importantes e maravilhosas.

  32. BOA NOITE PROFESSOR EMÍLIO.
    OBRIGADA MAIS UMA VEZ PELAS AULAS MUITO GRATIFICANTE AS QUAIS O SENHOR NOS ORIENTA.
    AULAS ESSAS DE MUITA IMPORTÂNCIA PARA NÓS, OS ALUNOS E PESSOAS ESPECIAIS QUE ESTÃO SEMPRE PRESENTE EM NOSSO DIA A DIA.

  33. Muito bom mesmo, gostei de adquirir cada vez mais novos conhecimentos e parabéns pelo exelente trabalho. Concerteza procurarei sempre estar bem informada para que eu possa saber educar com amor e atenção nessa area da educação que necessita muito de cuidados mais que especiais. Ótima aula.

  34. Obrigada ,Emílio, a cada aula aprendo mais sobre inclusão e a importância desse conhecimento para trabalhar cada deficiência com segurança .
    Um abraço.

  35. Que material excelente! Estou encantada com as aulas. Como professora, sei que a Educação Inclusiva ainda é um grande desafio para todos nós. Mas se tivermos a ajuda dos pais e da comunidade , com certeza, teremos melhores resultados. Todos saem ganhando com a aprendizagem do aluno.

  36. Parabéns professor pelo material que o senhor nos dá a honra de ter, a cada aula assistida amo mais ter optado por fazer esse curso, a cada aula aprendo um pouquinho mais sobre a importância da inclusão, pois essa se tornou é um desafio para o professor de ensino regular.

  37. Boa noite!!
    Estou gostando muito do conhecimento adquirido nessas aulas, tudo é crescimento para nossa prática.
    Aprendemos cada vez mais a cada aula exposta, isso torna-se de grande importância para desenvolvermos um trabalho inclusivo com qualidade, sem discriminação ou qualquer tipo de exclusão.
    Grata pela oportunidade!

  38. Muito valido discutir a questão da avaliação a partir de um processo continuo. Grande aprendizado com as aulas, vídeos e textos. Obrigada.

  39. Muito bom, professor!!
    Sou mãe e professora.
    Realmente, o professor comprometido não fica lamentando o que falta, ele vai em busca , abrindo caminhos através da informação.
    Como mãe posso lhe dizer que não é nada fácil. Pois não podemos deixar de considerar as condições precárias da nossa educação regular, de forma geral. Imagine-se a especial.
    Minha filha tem TEA, e tem um histórico de desatendimento às suas necessidade, criou uma séria rejeição à escola por falta de estímulo e atendimento adaptado às suas limitações, que não são muitas em relação a muitas outras crianças.
    Há equívocos na inclusão escolas. Já recebi a explicação de que minha filha teria que se adaptar à proposta geral da turma, porque senão ela se sentiria excluída, que a escola aposta na sua superação ao integrar-se aos alunos típicos, por estímulo (?).
    Por isso, sendo exigida, cobrada além de suas possibilidades, ela se desestimula, sente-se em desvantagem aos seus colegas, não consegue copiar, vem com os cadernos quase incompletos da escola e não quer voltar outro dia. Sinto-a cansada, desestimulada.
    No entanto, se ela receber uma proposta adequada ao seu desenvolvimento, ela avança, progride, pois tem aprendizagem, lê, faz cálculos e tem compreensão dos conhecimentos de ciências, estudos sociais. Mostra muito interesse e aprendizagem nas aulas práticas, como palestras com vídeos e recursos diversificados. Sinto que esperam que a escola espera que ela própria realize a sua inclusão, quando a inclusão é preparada pela escola com a família, estimulando a criança a progredir, respeitando suas potencialidade e seus limites. Como eu procuro oferecer aos meus alunos. E como mãe, acompanho e estimulo minha filha.

  40. Bom dia!
    Quero antes de qualquer comentário, agradecer a possibilidade de estar fazendo esse curso, tem sido enriquecedor, não sou professora mas estou fazendo um curso em Direitos Humanos e tem sido de grande valia os conhecimentos aqui obtidos.
    Parabéns professor por fazer a diferença nesta sociedade tão carente de pessoas comprometidas em disseminar seus conhecimentos para uma mudança de realidade.
    Bom curso a todos!!!!

  41. Gente do céu o que é isso? Essas aulas são simplesmente maravilhosas e estão me ajudando muito.
    Ótimas orientações em como lidar com aluno, a maneira de falar, pois as vezes não entendem em simples não faça isso e digo por experiência própria. Tenho 3 filhos, o mais velho tem 13 anos e tem TDAH, minha filha de 4 anos é hiperativa e meu mais novo de 1 ano e 7 meses tem TEA, será que eu tenho alguma missão?

  42. Curso excelente! Eu andava meio “deficiente” na forma de lidar com meus alunos. Estou com gás de novo. Obrigada!!

  43. Estas aulas estão me ajudando muito. Expressiva mudança na forma de ver, sentir, perceber e me posicionar como pessoa e profissional.

  44. O pensamento Cortella que foi colocado no início desta aula nos leva a refletir sobre as características do ser humano e que mesmo possuindo dificuldades diferentes todos buscamos formas para aprender. O senhor nos mostra também que devemos trabalhar com os conhecimentos que estas crianças já trazem consigo, suas experiências, o que, com certeza, vai auxiliar em seu aprendizados. Aula muito interessante e estimulante.

  45. muito oportuno o video sugerido sobre avaliação dos alunos com deficiência. É um grande questionamento encontrado dentro de nossas escolas, onde professores pensam ainda que todos precisam ser avaliados iguais. A teoria de Vigostky tão bem nos coloca isso o papel do meio na aprendizagem do sujeito. Muito bom o material colocado nesta terceira aula.

  46. Maravilhosas observações e sugestões a respeito do que se quer alcançar com o aluno após tão ricas intervenções. Reunião de todos os envolvidos no processo de crescimento dos alunos. Adorei !!!

    1. essas aulas neste curso só aumenta meu conhecimento dentro da educação,obrigado professor , ótimo livros para ler e entender , desenvolver o aluno com deficiência.

  47. Neste momento fico muito feliz em perceber que estou no caminho certo.Tenho vários alunos com necessidades educacionais especiais e atuo com eles na linha em que está aula nos mostra.Mantenho mi Ha posição qdo d8go que o profissional deve ter um olhar holístico diante das deficiências e singular diante do indivíduo.
    Somos capazes de transformar a vida de cada um delescfazendo -os perceber que são capazes de serem protagonistas da sua própria vida e co responsáveis pela escolha de vencer e superar a cada dia.
    Obrigado Mestre pela reflexão!!!!!

  48. Professor trazer Vygotsky para a os estudos sobre inclusão é algo interessante. Tenho utilizado os estudos do pesquisador na área da linguagem os processos de desenvolvimento relacionadas a aquisição e aprendizagem de línguas. Se os professores de todas as áreas do conhecimento compreendessem o modo como Vygotsky investigou os processos de aprendizagem e o que concluiu sobre isso e a partir desse conhecimento elaborassem tarefas pautadas no processo de desenvolvimento teríamos muitos ganhos.

  49. Excelente trabalho professor Emílio! Cada aula aprendo mais!
    Muito obrigada por compartilhar os seus conhecimentos!!!
    Sucessos cada vez mais!

  50. Estou extramamente feliz esta participando desse curso que esta sendo de grande vália para minha vida profissional. É rico e abrangente nos dando subsidios para trabalhar com nossos alunos com mais tranguilidade,

  51. boa tarde prodessor

    Quero antes de qualquer comentário, agradecer a possibilidade de estar fazendo esse curso, tem sido enriquecedor, de aprendizagem para im estou uito feliz por fazer parte dessa equipe abracos.

    Elivania melo

  52. boa tarde professor

    Quero antes de qualquer comentário, agradecer a possibilidade de estar fazendo esse curso, tem sido enriquecedor, de aprendizagem para im estou uito feliz por fazer parte dessa equipe abracos.

    Elivania melo

  53. Estou amando todas as aulas ,pois não tinha muito conhecimento sobre o assunto.E um material muito precioso .
    Obrigado por compartilhar conosco.

  54. Parabéns por esse belissimo conteúdo aqui trabalhado Professor!
    Pois, será de grande utilidade para estudos com nossos professores em momentos pedagógicos e de planejamento. Quando muitos ainda acham que a Educação Especial Inclusiva só poderá ser feita por profissionais especializado na área. E eu, que tanto defendo que é necessário ser professor. Claro que ele precisa do apoio e contribuição de outros profissionais, mais penso que o professor somente ele poderá fazer a Inclusão Educacional, mais também tem que se incluir. Vendo e estudando esses conteúdos, fica claro como o professor tem grande valor nesse processo.

  55. Estudar sobre Educação Especial Inclusiva, Tudo de bom!!!! o professor Emilio estar de muitos parabéns!!!! Nos oportunizando acesso a esse material maravilhoso que será suporte de muitos estudos pedagógicos com educadores. Precisamos de Educadores Inclusos!!! assim saberão como incluir com sucesso nossos alunos especiais.

  56. Adorei essa aula, alias todas. A sequência muito bem elaborada, começou falando do processo de educaçao inclusiva ao longo do tempo, depois o papel do professor e perpassou pelas deficiencias e como avaliar nossps alunos da educaçao especial. A cada aula
    aprendo mais e sem dúvida
    amplio meu olhar para o
    atendimento dessa clientela. Parabéns professor Emilio, reaçnenre esse curso nos ajudará a fomentar nossas metodologias diaria.

  57. Boa tarde professor Emílio!
    Estou muito satisfeita com suas aulas, pois a cada uma delas, percebo com maior intensidade a importância de nós enquanto profissionais de educação desenvolvermos um trabalho que seja significativo, que busque incluir todos/as alunos/as nas atividades de forma coletiva, para que eles/as possam se ajudarem e construirem o senso de respeito mútuo, compreendo que cada pessoa tem um aspecto físico diferente, uma forma diferente de pensar e agir, compreendendo que todos são frutos de diferentes culturas, etc, por essa razão necessitam serem compreendidos e respeitados em suas particularidades, assim, percebo que se as ações educativas tomarem o caminho do respeito ao diferente, nós professores/as podemos contribuir mais significativamente com o objetivo proposto pelas escolas, que é garantir que todos/as alunos/as sejam incluídos nas atividades e consigam desenvolver sua capacidade autônoma.

  58. Obrigada professor Emílio, essas aulas tem me ajudado muito. Começarei o ano letivo de 2017 bem mais habilita para inclusão.
    Gratidão

  59. Estou encantada com esse curso. Ele está sendo de grande valia para ampliar, agregar e firmar pontos fundamentais para a prática e reflexão sobre o aluno com deficiência. Cada aula um fomento a buscar novas possibilidades de aprendizado.Todo o defeito cria os estímulos para elaborar uma compensação. Trabalhar a zona de desenvolvimento proximal. Obrigada !

  60. Olá !! O curso está sendo muito bom , na aula de hoje saber a melhor forma de lidar com cada caso em especial foi muito importante. Abraços!

  61. Parabéns, Professor!
    Suas aulas tem sido prazerosas para mim, contribuindo para reflexões em minhas práticas Pedagógicas!

  62. Muito aprendizado. Uma excelente explanação e esclarecimentos bem suscinto, sem arrodeio e de fácil compreensão. Parabéns

  63. Parabéns professor você é um exemplo de superação para todos que amam a educação inclusiva pois desejo que todos tenham um olhar mais inclusivo dentro da nossa sociedade brasileira. Há muito a conquistar nesse país, porém as barreiras estão sendo vencidas a cada dia.
    Abraços,
    Patrícia Silva

  64. A cada aula percebo o quanto precisamos nos capacitar, tornando assim o processo de ensino-aprendizagem eficiente e eficaz. A 3ª aula se mostrou com assuntos e materiais bem significativos, pois trata dos aspectos positivos que os alunos apresentam e fazer avaliação processual são coisas a serem trabalhadas com todos os estudantes, independentemente de eventuais deficiências que venham a apresentar.

  65. Bom professor, é grande honra de participar deste curso estou , está dando um reforço no meu conhecimento dentro da educação inclusiva ,,estou adorando fazer este curso , apresentado por pessoa muito distinta inteligente por Deus . Corajoso essas sequelas não te deixa desanimar,isso nos dá forças também professor, para nos trabalharmos com a inclusão na escola, para o deficiente ter seus momentos felizes nos seus estudos, professor paciência …
    Professor Emílio parabéns pela sua disponibilidade rica vontade que , me motiva a crescer o conhecimento de com lidar com a inclusão. Deus te abençoi.

  66. Muito muito luz professor Emílio, no seu pensamento para passar para seus alunos, o quanto é bom ter fé. Não importa o que carrega físico, a fé em Deus dentro de si,vale tudo. Passando essas mensagem eu feliz , a inclusão faz parte de todos o ser humano, estou estudando suas aulas atenciosamente. Boa sorte professor.

    1. Bom professor, é grande honra de participar deste curso estou , está dando um reforço no meu conhecimento dentro da educação inclusiva ,,estou adorando fazer este curso , apresentado por pessoa muito distinta inteligente por Deus . Corajoso essas sequelas não te deixa desanimar,isso nos dá forças também professor, para nos trabalharmos com a inclusão na escola, para o deficiente ter seus momentos felizes nos seus estudos, professor paciência …
      Professor Emílio parabéns pela sua disponibilidade rica vontade que , me motiva a crescer o conhecimento de com lidar com a inclusão. Deus te abençoi.

  67. Boa tarde
    achei maravilhosa e muito valiosa , com muito peso de informações para meu desenvolvimento . Parabéns

  68. Boa tarde ! Mais uma aula de grande conhecimento, está sendo muito importante para minha prática com alunos inclusivos. obrigada!

  69. Boa tarde ao professor e ao grupo, super aula todos estes conteúdos e trocas de ideias. Satisfatório e enriquecedor poder fazer parte deste grupo interessado em conhecimentos através de experiências e práticas, tudo é muito importante obrigada a todos e um especial pro professor Emilio.
    Atenciosamente
    Jaqueline

  70. Ótima aulas professor, está sendo muito importante para mim, pois trabalho com crianças com deficiência.Aprendi muitas coisa importantes

  71. Mais uma vez… Parabéns professor Emílio por essas aulas maravilhosas que você nos fornece. As aulas sobre educação inclusiva estão sendo super importantes para minha aprendizagem e para meu profissionalismo. Em especial esta 3ª aula nos mostra como TRABALHAR COM ALUNOS INCLUSIVOS, como lidar com cada um em sala de aula, está sendo muito satisfatório e enriquecedor poder fazer parte dessa turma, neste curso.

  72. Particularmente nesta aula o que trouxe de reflexões significativas pra mim são “o aluno deve ser de toda a escola” não exclusivamente do professor e mais, a interação entre os pares de extrema importância para a criança com deficiência.

  73. ….”Cada pessoa tem uma deficiência e, portanto, ninguém é feito por completo”…( Mario Sérgio Cortela).
    Se tivéssemos a consciência de que somos também limitados e com deficiências, teríamos um ponto de partida importante para autorreflexão sobre quem somos e enquanto professores seria determinante na tomada de decisões na nossa prática pedagógica em relação a inclusão dos cidadãos . Evidenciar as dificuldades de reconhecimento frente a realidade é desafiador, sobretudo, quando não desenvolvemos a capacidade de ver o outro numa perspectiva de superação.
    Entendo como fundamental conhecer os tipos de deficiências, entender aspectos e características inerentes a cada tipo de deficiência , analisar o que é possível fazer e dar mais atenção as potencialidades do que mesmo as dificuldades .

  74. Adorei!!!
    A aula fez com que eu relembrasse algumas teorias onde me proporcionou o conhecimento que tenho hoje…
    mais uma vez muito obrigado…

  75. A cada aula ficamos mais motivados a estudar o próximo módulo-aula, pois é muito enriquecedor em nossas práticas diárias. Obrigado!

  76. Parabéns Professor!!!
    Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
    Sua aulas estão sendo muito esclarecedoras e importantes para meu entendimento, auxiliando na prática com alunos.
    Grato!!!

  77. Foi de extrema importância esse esclarecimento sobre a adequação da forma de avaliação para os alunos de inclusão e achei bastante interessante a ideia do portifólio para ser apresentado à professora que dará continuidade ao trabalho com o aluno no ano seguinte.

  78. A pessoa com deficiência não é diferente dos demais ditos normais. É preciso partir da individualidade e considerar que cada ser é um ser único e que deve ser tratado conforme suas necessidades e limitações.

  79. Sem palavras para definir tamanho conhecimento em suas aulas. Estou conhecendo e aprendendo muito com os vídeos, reflexões e comentários em suas aulas. Grata por tudo.

  80. Com suas aulas estou me aprofundando para melhoras minhas práticas e ações na escola na qual trabalho, com o objetivo de atender e receber essas crianças com deficiências.

  81. ola a todos.
    esta aula foi maravilhosa no que se reere a observação e percpção das formas diferentes de avaliar o alunado e principalmente de o quanto podemos nos tornar facilitador do aprendizado do aluno.

  82. Importantíssima demonstração de quanto é relevante a participação de todos no processo de construção de métodos e avaliação do contexto geral da turma que possui um aluno com NEE. O planejamento. a participação da família, o auxílio do monitor e o avanço conquistado durante toda vida escolar, são instrumentos necessários e registram de forma clara os caminhos que devem ser seguidos a partir de cada ano estudado.

  83. Muito bom, tem que aver essa interação escola e família, claro o professor a escola tem que se adequar às necessidades do aluno, vem melhorando a qualidade de ensino as pessoas com deficiência.

  84. Informações de grande valia aos profissionais da educação como eu e outras pessoas interessadas neste tema tão atual e necessário em nossa comunidade, a inclusão.
    Assuntos interessantes e informações ricas para o nosso conhecimento e aplicabilidade!

  85. Parabéns professor Emílio, a aula e o vídeo estão bem explicativos e esclarecedores. Um ensinamento me chamou muito a atenção: potencializar o desenvolvimento das habilidades e não se pautar nas deficiências.
    Muito obrigada!

  86. Professor Emílio, diante de tais esclarecimentos consigo ter um outro olhar diante de algumas situações do meu cotidiano escolar. As aulas foram maravilhosas, obrigada!

  87. Bom dia professor Emílio Figueira e colegas. Como pedagoga na rede Estadual do Paraná, onde a educação inclusiva é direito, e neste ano de 2018 tenho alunos de inclusão em todas as séries em que estou atuando, me deparo com profissionais resistentes e despreparados a trabalhar com a educação inclusiva . O que me deixa feliz é que a maioria ama o que faz e certamente descobrirá mecanismos para trabalhar de acordo com a necessidade de cada aluno de inclusão . Está sua forma de dialogar, através desse curso, tem já na terceira aula me ajudado muito para com os professores da minha equipe . E vamos a próxima aula para agregar mais conhecimento ao nosso trabalho, afinal a inclusão se dá através do convívio e estímulos diários .

  88. Adorei a aula . Usarei todas essas informações para planejar aulas bem mais adequadas aos estudantes com deficiencia que leciono.

  89. Concordo plenamente quando o professor diz que o meio em que o aluno está fará com que aprenda, um aluno com deficiência necessita desse estimo!
    Estando em sala regular esse aluno irá interagir com os demais e isso lhe trará muito aprendizado, em diversos aspectos.

  90. Otimo material e dicas para ttabalhar com alunos com necessidades educacionais especiais e tambem nos deixa confortavel para seguir nosso trabalho.

  91. O material é excelente ;gostei do vídeo. Conclui que estou no caminho certo ; observando as crianças e pensando um aula que estimule seu interesse que tenha um significado, que alcance seu entendimento, fazendo uso de jogos ,música , conversas.
    Não é um trabalho fácil, os desafios são diários ,exige nossa paciência e dedicação mas vale a pena ver as mudanças de comportamento e o progresso de cada um deles. É importantíssimo traçar um plano, verificar os objetivos e adequar sempre. Tenho compartilhado com colegas o material. Parabéns Professor, as dicas são preciosas.

  92. Parabéns ótimo material tem enriquecido meus conhecimentos para que possamos lidar com essas crianças que estão presentes no nosso dia a dia.

  93. Parabéns pelo excelente trabalho. Muito motivador e inspirador. Faz com que venhamos a repensar nossas práticas pedagógicas e olhar cada aluno com suas especificidades

  94. as necessidades especiais são múltiplas e o processo de aprendizagem são diferentes para cada dificuldade , podemos ajudar em cada necessidade com muita atenção, apoio e ter um único objetivo o de conhecer o estudante e suas dificuldades para sana-las pouco a pouco e fazer com que o estudante ao seu tempo venha adquirir habilidades e avançar a cada dia.
    a criança com dificuldade ela costuma copiar o outro de forma muito natural e cabe ao professor estar atento e aproveitar todo progresso cada um em sua dificuldade.

  95. Gostei muito da aula.
    Concordo quando lembramos que cada aluno é único, cada indivíduo tem a sua maneira de aprender.
    Que a avaliação precisa ser processual, com diferentes elementos que norteiam o trabalho do professor.
    Obrigada!!

  96. Além de dinâmico, curso de fácil entendimento e compreensão. A avaliação é um tema muito importante e deve ser sempre visto e revisto em todos os momentos. A verdadeira avaliação é dada todos os dias de diferentes formas validando o desempenho e avanço das crianças em todos os sentidos.

  97. Boa tarde ,materiais excelente para estudo ,pois estava precisando esclarecer dúvida sobre esse assuntos ,já salve para complemento no meu planejamento escolar.obrigado

  98. É necessário entendermos que o aluno com necessidades especiais é um ser repleto de habilidades; portanto, é importante conhecermos o universo linguístico e social dos mesmos para a partir daí planejarmos atividades que venham desenvolver ainda mais seu conhecimento cognitivo; partindo do princípio interacionista difundido por Vygotsky, o AEE funcionará como uma mediação entre os diferentes saberes, pois todos nós, ao longo da vida, sempre desenvolveremos nosso aprendizado por meio das três zonas cognitivas: a real, a proximal e a potencial. Contudo, não podemos descartar a competência real de cada sujeito envolvido no processo de ensino aprendizagem porque só desta forma alcança-se a zona proximal e a potencial.

  99. Boa tarde Professor Emílio!
    Mais uma aula rica em conhecimentos, de como lidar com alunos de inclusão, só tenho a lhe agradecer.

  100. Professor Emílio… só tenho a agradecer pela oportunidade de aprender cada vez mais, com certeza minhas aulas estão com um novo olhar. Obrigada!

  101. professor , estou casa vez mais animado em ler e estudar sobre a educação inclusiva , e ao assistir os videos , perceber quão importante e necessário se faz essas abordagens pedagógicas. Percebo que preciso me empenhar cada vez mais para compreender contribuir nesse desafio que na verdade é prazeroso .

  102. Parabéns professor!
    As teorias de grandes filósofos em conjunto com as práticas educativa são informações valiosas para nossa formação continuada.

  103. Esta aula me fez refletir que realmente focamos muito pouco nas capacidades desses alunos, pois gastamos muito tempo tentando entender o que eles têm, em vez de conhecer as experiências pelas quais já passaram e no que podemos oferece-lhes em termos de aprendizado e desenvolvimento.

  104. Professor, achei esse trecho da aula muito bem colocado, porque ,cada ser humano é diferente um do outro,o que podemos colocar para um aluno, pode ser bom para entender,já para ooutro ele pode ter alguma dificuldade,temos que trabalhar Nem sempre o que funciona para um funcionará para o outro. Por isso, continuo defendendo que o melhor caminho sempre será as pesquisas individuais, caso a caso.

  105. profesor as aulas estão muito iteressante,porque, seguindo essas orientação que o senhor coloca parece que fica mais facil,para lidar com todas as difiuldades, faço faculdade de educação fisica, com suas orientaçoes estou pensando em me aprofundar futuramente.

  106. Bom dia!
    Estou encantada com tantas dicas e informações. Com certeza me ajudarão a entender meus alunos e ser uma pessoa melhor.
    Gratidão!

  107. O curso está sendo muito interessante e enriquecedor. Os assuntos e os materiais são excelentes. Aula muito clara e objetiva nos fazendo refletir algumas práticas.

  108. Realmente prof. Emílio, sempre focamos nas deficiências dos alunos, ou seja, nos preocupamos muito naquilo que lhe falta e esquecemos quase que na maioria das vezes em observar as suas qualidades, aquilo que ele domina, aquilo que ele usa e tem de melhor, suas habilidades, suas capacidades, aquilo que ele aprendeu. Isso é a primeira falha que temos quando encontramos uma pessoa com necessidades educativas especiais em nosso caminho. Pouco focamos nas capacidades e habilidades dessas crianças. Como diz o material da terceira aula ” não devemos nos apoiar no que falta a uma criança, mas sim sobre o que ela possui, sobre o que ela é”.
    Quando nós pararmos de seguir signos e prestarmos mais atenção no verdadeiro significado de deficiência, entenderemos que todos nós somos iguais, ou seja, todos somos possuidores de alguma deficiência, ou seja, todos nós somos portadores de necessidades educativas especiais. Necessitamos de algo e não sabemos tudo. Então, segundo o texto “como nenhum de nós é possuidor de todas as condições e capacidades, cada pessoa tem deficiência e portanto, ninguém é feito por completo”. (Mario Cortella). Então questiono: quem é deficiente e quem é dito normal?

  109. Sou professora de um aluno, meu amigo e companheiro de todos os dias da semana, que possui paralisia cerebral. Tem todos os membros afetados, com o cognitivo preservado e só consegue se comunicar através do olhar ou alguns sons que estamos desenvolvendo aos poucos. Concordo quando citado que uma criança com deficiência é estimulada com seus colegas sem deficiência. Ele percebe também que todos têm algum tipo de dificuldade.

  110. Os vídeos selecionados são ótimos, principalmente a participação da Prof Doutora Anna Augusta.
    Parabéns!!!

  111. Boa tarde
    primeiramente gostei muito dessa terceira aula porque começou com uma frase do filosofo Mario Sergio Cortella que admiro muito e que mais uma vez a aula nos mostra a importância de um professor qualificado e preparado para enfrentar esse tipo de situação, para que nenhum aluno se sinta excluído dentro da sala de aula.

  112. José Raimundo. A cada término de uma aula, fico na expectativa da próxima pois está sendo muito enriquecedor pois muito do que estou aprendendo aqui era desconhecido para mim. Obrigado professor .

  113. Aula incrível, super aproveitadora e com um valor de grande importância e relevância para os professores que atuam e ainda vão atuar na área da educação.
    Parabéns professor…..
    Ansioso pela próxima aula….

  114. Muito boa as aulas,estou adorando a troca de experiências nós comentários,ainda não atuou com crianças com deficiência,creio que essas aulas ainda me ajudaram muito.

  115. Boa noite
    Quero agradecer ao professor pelas aulas que estão sendo bem aproveitosas e de grande conhecimento de coisas que nao tinha acesso nem conhecimentos .Estou cursando 1°periodo em pedagogia e estou loucamente apaixonada por essa demanda de informações transfetencia de conhecimentos.
    Gratidão e obrigado

  116. A qualidade do material, os vídeos são muito ricos . Parabéns! O que mais me chamou a atenção foi as professoras abraçarem a causa dos alunos com necessidades educacionais e fazer a diferenças na vida deles. Meu objetivo também é me especializar para atender e dar o meu melhor. Amando todas as aulas, obrigada prof.o Emilio por me proporcionar essas aulas.

  117. A 3 aula foi de extrema importância, pois ela apresenta diferentes formas, do como lidar e agir com o aluno, que apresenta alguma limitação, que seja de aprendizagem, cognitiva ou de locomoção. Os processo inclusivos são essenciais para que o aluno tenha a mesma oportunidade de desenvolvimento e socialização dentro e fora da escola. A coletividade é fundamental para o desenvolvimento do aluno, o envolvimento de todos, pais, alunos, professoras, comunidade escolar e gestores, são a base para que as ações e estratégias educativas tenham sucesso.

  118. Parabéns professor pelo curso. Estou terminando pedagogia e quero sair do curso preparada para ser a melhor professora que meus alunos podem ter.
    Muito obrigada

  119. Acredito que é muito importante estarmos enquanto professores e/ou familiares de crianças que têm necessidades educacionais especiais cientes de que não será fácil porém não é impossível trabalhar com essas crianças, mas que para se chegar ao êxito primeiramente é necessário uma ação conjunta de compromisso entre escola e família.
    Fico muito triste quando vejo um professor se recusar a ter esse aluno em sua turma ou pior ter o aluno com deficiência em sala e fingir que ele é igual aos demais da turma e não preocupar-se em tentar mudar sua metodologia para o ajudar.
    Como também há país que não colocam seus filhos na escola por razões diversas, o privando de avanços psicológico e motor.

  120. Boa tarde
    Mais uma aula maravilhosa
    Estou tirando fatos e relatos para poder trabalhar com alunos especiais .
    Nos enquanto professores necessitamos estar sempre pesquisando e nos informamos sobre as deficiências que possam influenciar no rendimento de nossos alunos ditos especiais

  121. Não tem como não gostar de materiais,tão ricos como esses e confesso,pra vc professor para mim particularmente tem sido de grande valia esse curso,pois o que tenho aprendido vou fazer o maximo de mim para coloca-lo em prática,se Deus quiser,grande abraço!!!!!!

  122. A abordagem reflexiva do Profº Emilio é bem pertinente quando olhamos o aluno nas suas capacidades e não na falta de alguma em razão de sua condição ou deficiência. O professor que oferece oportunidades respeitando o rítmo e o desenvolvimento de cada aluno, certamente encontrara mais recursos e ou adaptações nas quais os alunos se tornarão mais íntegros no desenvolvimento de suas habilidades.

  123. Bom dia!!!
    Excelente aula.
    Eu sempre em tom de brincadeira, mas na verdade me expressando sério disse aos meus colegas de profissão”eu não sou normal, sou deficiente”, e todos riam…Mas é isso, o vídeo de Mario Sérgio diz tudo. Nós temos as nossas deficiências e devemos entender isso. Um breve relato, qd fiz uma Especialização em Gestão de Projetos, percebi que não conseguia ficar mais do que 40 minutos entada ouvindo os professores. Me sentia incomodada, inquieta. Tinha que levantar e dar uma volta. E isso é o que acontecem nas salas de aula. As crianças não suportam ficar sentadas ouvidos os professores, imagina os aluno “com certas deficiências”.
    Acredito que devemos ter um olhar diferenciado na educação e para que isso aconteça temos que capacitar, estudar, ler e se colocar no lugar dessas crianças.

  124. Muito enriquecedora essas informações. Trabalhei como estagiário pelo Cefai, e neste vídeo me deparei muito da realidade em sala de aula, e compreendi situações de vivência durante a interação com alunos autista.

  125. como a cada aula só me enriquece de conhecimento e me deixa cada vez mais com a certeza que o caminho que escolhi para trilhar está mais que vivo em minhas ações e buscas. Obrigada professor

Deixe uma resposta